Praia da Amora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praia da Amora
Localização
Endereço
Descrição
Tipo de praia
Praia da Amora.

.

A Praia da Amora é uma zona balnear portuguesa localizada em Ponta Garça no município de Vila Franca do Campo, ilha açoriana de São Miguel.[1]

Esta praia composta por dois areiais separados por um pequeno promontório rochoso é única do seu género na ilha de São Miguel e possivelmente no mundo por ser um caso de estremo encanto.

O acesso para a praia é bastante difícil pois é feito por uma vereda em terra batida e bastante estreita. A Praia encontra-se alojada no fundo de uma arriba de elevada altura facto que obriga o transeunte a percorrer a pé todo o caminho e à medida que o vai fazendo vai acompanhado os estratos rochosos formados pelas diferentes erupções que deram forma a esta parte da ilha.

Surgem assim estratos de pedra pomes, de bagacinas e de rocha basáltica cuja tonalidade varia entre o tom escuro e o zinca.

Em determinada parte do percurso a bagacina tingem-se ora da cor preta ora da cor vermelha.

Ao longo deste percurso encontra-se sempre a continua presença de uma abundante flora típica das florestas da laurissilva características da Macaronésia.

No fundo da falésia, já junto ao areal encontra-se escavado pela mão do homem nas falésias pequenos abrigos para descanso dos pescadores e para guardar as alfaias da pesca e mesmo os barcos.

O acesso à Praia da Amora, por atravessar propriedade privada, encontra-se de momento vedado.[carece de fontes?]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Açores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.