Predefinição:Em destaque

Permanently protected template
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
EB1911 Ship, Cunard Liner, Mauretania, with Turbinia alongside.jpg
Sobre esta imagem

Um transatlântico é um navio de carreira especificamente entre a Europa e a América. Os navios também podem transportar carga ou correio e, às vezes, podem ser usados para outros fins, como em cruzeiros de recreio, navios-hospitais e transporte de tropas. As viagens transatlânticas começaram no século XIX. Com o advento do motor a vapor os navios não precisavam mais depender do vento e de outras condições climáticas para fazerem suas viagens. O comércio intercontinental para distâncias cada vez maiores também tornou necessário uma melhoria nas viagens. O último passo para as viagens transatlânticas foi dado quando o SS Sirius deixou Liverpool e chegou a Nova Iorque dezoito dias depois. Logo depois, O SS Great Western bateu o recorde e com isso começou a tradição da Flâmula Azul.

Durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, os transatlânticos foram usados como transporte de tropas e navios-hospitais. Após o término do conflito, os transatlânticos perderam espaço com o desenvolvimento da aviação comercial, que tornou as viagens transatlânticas desnecessárias. (leia mais...)

Documentação da predefinição[ver] [editar] [histórico] [purgar]

Descrição

Essa predefinição é responsável pela seleção do artigo destacado que será apresentado na página principal. Caso venha a ocorrer algum erro no processo de seleção do artigo, um resumo sobre a Wikipédia (Wikipedia:Artigos destacados/arquivo/Wikipédia) será apresentado em seu lugar (avise a algum administrador caso isso ocorra!). A princípio esta predefinição não deve ser alterada. Assim,

No momento temos -1745 artigos na lista de espera para destacamento.