Saltar para o conteúdo

Predicado (gramática): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Bisbis (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 201.79.222.97 para a última versão por 201.24.62.218 (Huggle)
Linha 46: Linha 46:
Ele '''voltou nervoso'''
Ele '''voltou nervoso'''


==O papel do Predicado na Gramática==
==a papelaria da Predicada na Gramática==
Assim como o [[sujeito]], o predicado é um segmento extraído da estrutura interna das orações sendo, por isso, fruto de uma [[análise sintática]]. Isso implica dizer que a noção de predicado só se mostra importante para a caracterização das palavras em [[termos sintáticos]].
Assim como o [[sujeito]], o predicado é um segmento extraído da estrutura interna das orações sendo, por isso, fruto de uma [[análise sintática]]. Isso implica dizer que a noção de predicado só se mostra importante para a caracterização das palavras em [[termos sintáticos]].



Revisão das 18h36min de 17 de novembro de 2009

 Nota: Se procura outros usos para a palavra predicado, veja predicado.

Na gramática, o predicado é um dos termos essenciais da oração; é tudo aquilo que não se diz ou o que se declara sobre o sujeito.

Significado de predicado: qualidade, característica, dote, prenda, virtude. Aquilo que numa preposição se enuncia acerca do sujeito.

O que o predicado é

Há verbos que expressam ação (chamados de significativos). São eles:

Há verbos que expressam estado e que são chamados de verbos de ligação. (Os Verbos de ligação possuem as mesmas características para um predicado nominal)

Tipos de Predicado

O predicado pode ser subdividido em Predicado nominal, verbal ou verbo-nominal (também escrito verbonominal).

Predicado Verbal

Possui um verbo significativo, também denominado de nocional; ou seja: verbo que exprime ação. O predicado verbal não pode ser retirado,porque faz falta na frase.

  • O ministro do Sítio anunciará um pacote de reajuste de impostos.
  • O professor de informática bloqueou o acesso dos alunos ao msn.
  • Bush invadiu o Iraque, baseando-se em justificativas infundadas.
  • João foi à Escola de carro.

(Nota-se que na última o verbo "foi" está relacionado ao verbo "ir" e não ao verbo "ser". Portanto, o sujeito efetuou uma ação. Caso fosse "foi" do verbo "ser", ele assumiria o papel de verbo de ligação. Ex.: "João foi um aluno esperto")

Predicado Nominal

Possui por núcleo um sintagma nominal (substantivo ou, normalmente, adjetivo), denominado, sintaticamente, de predicativo do sujeito. Integra esse termo da oração um verbo de ligação, também chamado de verbo não-significativo (uma vez que não expressa ação) ou de verbo relacional.

  • O acesso à internet banda larga está cada vez mais ao alcance da classe média urbana.
  • Franco-Dousha é o mais novo fórum lingüístico da atualidade.
  • Estou com uma vontade louca de comer chocolate!
  • Chico está doente.
  • Carlos Drummond de Andrade é um poeta notável.

Predicado Verbo Nominal

Há dois núcleos: um verbo significativo e um predicativo do sujeito ou do objeto

O juíz julgou o réu culpado

Ele voltou nervoso

a papelaria da Predicada na Gramática

Assim como o sujeito, o predicado é um segmento extraído da estrutura interna das orações sendo, por isso, fruto de uma análise sintática. Isso implica dizer que a noção de predicado só se mostra importante para a caracterização das palavras em termos sintáticos.

Nesse sentido, o predicado revela-se, sintaticamente, o segmento lingüístico onde se estabelece a concordância verbal com outro termo essencial da oração – o sujeito. Não se trata, portanto, de definir o predicado como "aquilo que se diz do sujeito" como o faz gramática tradicional, mas, sim, estabelecer a importância do fenômeno da concordância entre esses dois termos oracionais.

Imperioso frisar, ainda que, na realidade, somente o predicado constitui-se, verdadeiramente, um termo essencial da oração, uma vez que não há oração que não o possua, o mesmo não se pode afirmar quanto ao sujeito que, embora seja classificado pela NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira) como termo essencial, de fato não o é; prova disso é a existência da Oração sem Sujeito (OSS) constituída apenas de predicado.