Primeira Divisão de Santiago Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Primeira Divisão de Futebol de Santiago Sul
Primeira Divisão de Futebol de Santiago Sul
Dados gerais
Organização ARFSS
Edições Não disponível
Local de disputa Sul de ilha de Santiago, compromir-se de municípios de Praia, Ribeira Grande de Santiago e São Domingos
Sistema Temporada, Pontos corridos
editar

O Primeira Divisão de Futebol de Santiago Sul é um dos mais antigas competições realizado em Cabo verde. É gerenciada pela Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARSSF).[1] Consistir-se de municípios (ou concelhos) de Praia, Ribeira Grande de Santiago e São Domingos.

Clubes finido em dois últimas posições relegado em Segunda Divisão por próxima temporada.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro temporada de Santiago Sul foi anos de 1990 e cerca de 1994, fundado o Primeira e Segunda Divisão regional. Após 1998 até 2005, o campeonato de Segunda Divisao não disputado uma rodada. Até 2007, com exceição de 2003 até 2006

Inicialmente todos o clubes unicamente foi baseado em concelho da Praia, o concelho de São Domingos (após médio de anos de 1990 até 2010) foi criado em 1990 e mais tarde, Ribeira Grande foi criado em 2005, separado de parte oueste de concelho da Praia. Em 2010, todos o clubes baseado de concelho de São Domingos transferado após de zona norte ver zona sul. Até temporada de 2014-15, o divisão constitudo com 10 clubes e 18 rodadas. Em primeira quatros anos, clubes notaveis recordam mais pontos, golos (gols) e vences (e.g. Sporting, Boavista, Académica da Praia) e recentamente, o clube não o mais cincos de região, Celtic de Achadinha da Baixo, vencéo o único título por temporada de 2018-19.

Todos o títulos esse clubes que serviram o todo da Praia.

Recentamente, o temporada de 2019-20 (campeonato e taça) é suspendido de COVID-19 desde 19 de março. O jogos pareado á 18a rodada.

Radio e televisão[editar | editar código-fonte]

A RCV e TCV tem os direitos de transmissão de menor parte dos jogos de Primeira Divisão da ilha, particularmente jogos com mais quatro clubes de Sporting, Boavista, Travadores e Académica. Além transmissado em outros ilhas em parte.

Temporada atual[editar | editar código-fonte]

A edição de 2019/20 é composta por 12 clubes em primeira divisão e 10 em segunda divisão e serão disputadas 22 rodadas, em turno e returno, como na edição anterior.