Primera Federación

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Primera Federación
Primera División RFEF
Primera Federación
Dados gerais
Organização RFEF
Edições 2
Outros nomes Primera División RFEF
Local de disputa Espanha
Número de equipes 2 grupos de 20 equipes cada (40)
Sistema Temporada, Pontos corridos, Mata-Mata
Divisões
LaLigaLaLiga 2Primera FederaciónSegunda FederaciónTercera Federación
Edição atual
editar

A Primera Federación, anteriormente conhecida como Primera División RFEF, é a terceira divisão de futebol na Espanha, que começou com a temporada 2021-22. É administrado pela Real Federação Espanhola de Futebol. Está abaixo das duas principais ligas profissionais, a LaLiga e a LaLiga 2, e acima da Segunda Federación e Tercera Federación.

História[editar | editar código-fonte]

Em 2020, a Real Federação Espanhola de Futebol anunciou a criação de três novas divisões, duas semiprofissionais e uma amadora:[1] a Primera División RFEF como o novo terceiro escalão do sistema espanhol;[2] a Segunda División RFEF como a nova quarta divisão, geralmente usando o mesmo formato da Segunda División B criada em 1977; e a Tercera División RFEF como o quinto nível, nos mesmos moldes da Tercera División de 1977, em que os grupos são limitados a times de cada uma das comunidades autônomas do país e é administrado por um organismo local.

Em 30 de junho de 2022, após apenas uma temporada de existência, a Primera División RFEF foi renomeada para Primera Federación.[3]

Formato da competição[editar | editar código-fonte]

A Primera Federación é composta por um total de 40 clubes divididos em dois grupos de 20 times distribuídos por proximidade geográfica, inicialmente com uma divisão noroeste/sudeste. Em sua primeira temporada, 4 equipes foram rebaixadas da LaLiga 2 e as demais vieram da Segunda División B.[4]

Como as outras divisões espanholas, ocorre anualmente, começando no final de agosto ou início de setembro e terminando em maio ou junho do ano seguinte. As vinte equipes de cada grupo jogam entre si duas vezes no sistema de turno e returno, em casa e fora, em um total de trinta e oito partidas. Ao final da temporada, os sete times que acumularem mais pontos em cada grupo, excluindo os times reservas, se classificam para a próxima edição da Copa del Rey. No final da temporada, um total de quatro equipes são promovidas ao segundo escalão, com os campeões de cada grupo a serem promovidos automaticamente à LaLiga 2. As equipes do segundo ao quinto lugar jogarão os play-offs de promoção para a segunda divisão, onde duas das oito equipes vencem os play-offs e são promovidas à segunda divisão. Os cinco últimos de cada grupo são rebaixados para a quarta divisão, ou seja, a Segunda Federación.

Elegibilidade das equipes reservas[editar | editar código-fonte]

As equipes reservas podem participar da Primera Federación se suas primeiras equipes competirem em uma divisão superior, mas não podem competir na mesma divisão. Se um time for rebaixado ou promovido para a mesma divisão, o time reserva terá a promoção negada ou automaticamente rebaixado para garantir que permaneçam separados por uma divisão.

Clubes[editar | editar código-fonte]

Os clubes participantes da Primera Federación para a temporada 2022–23 estão listados abaixo.

Grupo 1 Grupo 2

Temporadas[editar | editar código-fonte]

Temporada Vencedor do grupo 1 Vencedor do grupo 2 Outras equipes promovidas
2021–22 Racing Santander FC Andorra Albacete e Villarreal B

Negrito: campeão geral.

Campeões e promoções[editar | editar código-fonte]

Clube Vencedores do grupo Campeões gerais Promoções Ano títulos (grupo)
Racing Santander
1
1
1
2021–22 (1)
FC Andorra
1
0
1
2021–22 (2)
Albacete
0
0
1
-
Villarreal B
0
0
1
-

Negrito: títulos gerais.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Así sería la nueva Segunda B Pro del fútbol español». Apuestas de Murcia (em espanhol). 16 de setembro de 2020 .
  2. Abizanda, Jorge (15 de setembro de 2020). «La Federación desvela el misterio: La nueva Segunda B se denominará Primera División RFEF». ABC (Espanha) (em espanhol) .
  3. «La Primera RFEF pasa a llamarse Primera Federación» (em espanhol). Mundo Deportivo. 30 de junho de 2022. Consultado em 22 de julho de 2022 .
  4. «Así es la nueva y liosa Segunda B explicada a la perfección: grupos ascensos, descensos...». Diario AS (em espanhol). 6 de outubro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]