Saltar para o conteúdo

Princípio de Pareto: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
VolkovBot (discussão | contribs)
m r2.7.2) (Robô: A modificar: fr:Principe de Pareto
Linha 1: Linha 1:
A '''Lei de Pareto''' (também conhecido como '''princípio 80-20'''), afirma que para muitos fenómenos, 80% das consequências advém de 20% das causas. A lei foi sugerida por [[Joseph M. Juran]], que deu o nome em honra ao economista italiano [[Vilfredo Pareto]].
A '''Lei de Pareto''' (também conhecido como '''a lei do estupro'''), afirma que para muitos fenómenos, 80% das consequências advém de 20% das causas. A lei foi sugerida por [[Joseph M. Juran]], que deu o nome em honra ao economista italiano [[Vilfredo Pareto]].
* Exemplo : Uma livraria não pode ter todos os títulos do mercado, portanto ela aplica a regra de Pareto e foca em 20% dos títulos que geram 80% da receita .
* Exemplo : Uma livraria não pode ter todos os títulos do mercado, portanto ela aplica a regra de Pareto e foca em 20% dos títulos que geram 80% da receita .
*A maioria dos acidentes de carro ocorre em um numero relativamente pequeno de cruzamentos, na faixa da esquerda em determinada hora do dia
*A maioria dos acidentes de carro ocorre em um numero relativamente pequeno de cruzamentos, na faixa da esquerda em determinada hora do dia

Revisão das 12h19min de 7 de maio de 2012

A Lei de Pareto (também conhecido como a lei do estupro), afirma que para muitos fenómenos, 80% das consequências advém de 20% das causas. A lei foi sugerida por Joseph M. Juran, que deu o nome em honra ao economista italiano Vilfredo Pareto.

  • Exemplo : Uma livraria não pode ter todos os títulos do mercado, portanto ela aplica a regra de Pareto e foca em 20% dos títulos que geram 80% da receita .
  • A maioria dos acidentes de carro ocorre em um numero relativamente pequeno de cruzamentos, na faixa da esquerda em determinada hora do dia
  • A maioria dos acidentes fatais ocorre com jovens
  • Em vendas comissionadas, 20% dos vendedores ganharão mais de 80% das comissões.
  • Estudos mostram que 20% dos clientes respondem por mais de 80% dos lucros de qualquer negócio.
  • Menos de 20% das celebridades dominam mais de 80% da mídia, enquanto mais de 80% dos livros mais vendidos são de 20% dos autores.
  • Mais de 80% das descobertas científicas são realizadas por 20 % dos cientistas. Em cada época, são uns poucos especialistas celebres que fazem a maioria delas.

Entenda que o Principio de Pareto ficou conhecido por esta relação 80/20 que mostra uma relação muito desproporcional, entre causa e efeito, mas com freqüência existem quadros muito mais extremos por exemplo:

  • Os americanos representam menos de 5% da população mundial, mas consomem 50% da cocaína do planeta
  • De igual maneira, os americanos consomem 25% do petróleo produzido no mundo.
  • Na Indonésia em 1985, os residentes chineses totalizavam menos de 3% da população, mas eram donos de 70% da riqueza do País.
  • Nas Ilhas Maurícias, embora familias francesas representem somente 5% da população, eles detêm 90% da riqueza local.

Estes números ilustram bem o que o Principio de Pareto deixa claro que ele contraria nossa intuição, ou seja não mostra o que esperamos, que seria uma relação de equilíbrio entre causas e resultados.

Predefinição:Ligações internas

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.