Proavis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O proavis é um réptil hipotético que explicaria a evolução dos répteis em aves. Hoje em dia, o proavis é considerado uma idéia ultrapassada, já que a grande maioria dos estudiosos considera que as aves evoluíram de dinossauros terópodes.

Seu aspecto seria o de um lagarto com penas na cauda e parte posterior das quatro patas, que planava entre as árvores. Ele poderia ser considerado o "elo perdido" entre aves e répteis, ainda que o mais aceito hoje em dia seja que as aves evoluíram de répteis bípedes, e não quadrúpedes, como é o caso do proavis.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.