Produtor cultural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2016). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Produtor cultural é uma pessoa que realiza atividades de produção cultural, de forma voluntária ou profissional.

Trata-se de uma atividade que vem ganhando reconhecimento profissional e para a qual tem crescido a oferta de ensino no Brasil de forma significativa.

Por ocupar-se com cultura, a qual é transversal à maior parte das atividades humanas, as produções culturais podem ser realizadas por pessoas que trabalhem com arte, comunicação, organização de eventos, cerimonial de eventos, feiras e eventos, administração, engenharia, arquitetura, turismo, gastronomia, moda, design, marketing e, mais recentemente, pessoas que utilizam novas tecnologias de informação e comunicação: internet, sites, blogs, redes sociais, tablets, celulares.

Perfil

Há uma diversidade muito grande de perfis deste profissional. Uma boa noção pode ser obtida através do projeto "Produção Cultural no Brasil" que ouviu em 2010 profissionais do mercado brasileiro. Nestas entrevistas os pesquisadores identificaram os seguintes perfis: produtor de recursos, produtor de talentos, produtor gestor, produtor aprendiz, produtor executivo, produtor agitador, produtor meio, produtor social, produtor autodidata, produtor empresário, produtor por acaso.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura é um esboço relacionado ao Projeto Cultura. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.