Saltar para o conteúdo

Professor Fielden de Matemática Pura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Cátedra Fielden de Matemática Pura é um cargo dotado de professor na Escola de Matemática ("School of Mathematics") da Universidade de Manchester, Inglaterra.

Em 1870 Samuel Fielden, um rico proprietários de moinho de Todmorden, doou £ 150 ao Owens College (como a Universidade de Manchester era então denominada) para o ensino de turmas noturnas e mais £ 3000 para o desenvolvimento das ciências naturais no colégio. A partir de 1877 isto suportou a Fielden Lecturer, tornando-se subsequentemente a Fielden Reader com os apontamentos de L. J. Mordell em 1922 e então a Fielden Professor em 1923. Alex Wilkie, FRS, foi apontado para o cargo em 2007.[1] Os prévios ocupantes da Fielden Chair (and lectureship) são:[2]

As outras cátedras dotadas de matemática da Universidade de Manchester são a Cátedra Beyer de Matemática Aplicada, a Cátedra Sir Horace Lamb e a Cátedra Richardson de Matemática Aplicada.

Referências

  1. Job advert for Wilkie's dowary post at Manchester, downloaded July 2007, [1] Arquivado em 19 de março de 2012, no Wayback Machine.
  2. The list was furnished by the Archivist at the John Rylands Library, University of Manchester in 2007.
  3. RA Morris "George Henry Livens",J. London Math. Soc. Morris s1-26 (2): 156 (informa o nome completo)