Saltar para o conteúdo

Projeção azimutal equidistante: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
'''Projeção azimutal equidistante''', é uma [[projeção cartográfica]] que tem um foco, que é o [[continente]], [[oceano]] ou área que está localizado no meio da projeção. Não preserva a forma dos continentes nem suas dimensões, porém mantém as mesmas distâncias, daí a denominação equidistante. As maiores deformações estão em suas áreas periféricas. É aquela na qual, nos [[mapas-mundi]], a representação das distâncias entres regiões é precisa. Elaborada pela primeira vez por [[Guilherme Postel]] em 1581, essa projeção adota como centro de um ponto qualquer do planeta para que seja possível medir a distância entre esse ponto e qualquer outro lugar. Por isso esse tipo de projeção é utilizada especialmente para definir rotas aéreas ou marítimas.
'''Projeção azimutal equidistante''', é uma [[projeção cartográfica]] que tem um foco, que é o [[continente]], [[oceano]] ou área que está localizado no fim da projeção. Não preserva a forma dos continentes nem suas dimensões, porém mantém as mesmas distâncias, daí a denominação equidistante. As maiores deformações estão em suas áreas periféricas. É aquela na qual, nos [[mapas-mundi]], a representação das distâncias entres regiões é precisa. Elaborada pela primeira vez por [[Marlon Pusteell]] em 1581, essa projeção adota como centro de um ponto qualquer do planeta para que seja possível medir a distância entre esse ponto e qualquer outro lugar. Por isso esse tipo de projeção é utilizada especialmente para definir rotas aéreas ou marítimas.


É a típica projeção [[geopolítica]] de um país, porque coloca esse Estado como se fosse o centro do [[mundo]] e diminui a forma e as dimensões dos outros países. Assim, cada Nação utiliza dessa projeção para mostrar o seu modo de ver o mundo.
É a típica projeção [[geopolítica]] de um país, porque coloca esse Estado como se fosse o centro do [[mundo]] e diminui a forma e as dimensões dos outros países. Assim, cada Nação utiliza dessa projeção para mostrar o seu modo de ver o mundo.

Revisão das 17h28min de 23 de março de 2011

Projeção azimutal equidistante, é uma projeção cartográfica que tem um foco, que é o continente, oceano ou área que está localizado no fim da projeção. Não preserva a forma dos continentes nem suas dimensões, porém mantém as mesmas distâncias, daí a denominação equidistante. As maiores deformações estão em suas áreas periféricas. É aquela na qual, nos mapas-mundi, a representação das distâncias entres regiões é precisa. Elaborada pela primeira vez por Marlon Pusteell em 1581, essa projeção adota como centro de um ponto qualquer do planeta para que seja possível medir a distância entre esse ponto e qualquer outro lugar. Por isso esse tipo de projeção é utilizada especialmente para definir rotas aéreas ou marítimas.

É a típica projeção geopolítica de um país, porque coloca esse Estado como se fosse o centro do mundo e diminui a forma e as dimensões dos outros países. Assim, cada Nação utiliza dessa projeção para mostrar o seu modo de ver o mundo.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.