Projeto arquitetônico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O projeto de arquitetura é o processo pelo qual uma construção é concebida e também a sua representação final. É considerada a parte escrita de um projeto. Projeto Arquitetônico é o conjunto de desenhos técnicos e documentação relacionada assinada e aprovada por Arquiteto, Engenheiro e Órgão Responsável dependendo de qual função o Projeto em questão terá. O conjunto é composto na maioria das vezes por Implantação da Construção, Planta Baixa de todos os Pavimentos, Cortes da Construção, Elevações e Detalhes. Para chegar aos desenhos técnicos há um grande estudo sobre o projeto em questão, os arquitetos precisam “entrevistar” seus clientes para saber o que eles precisam, gostam e podem ter, esta etapa é conhecida pelo termo inglês BRIEFING, onde pode-se apenas conversar ou aplicar questionários. Depois desta etapa deve-se apresentar croquis das ideias, sendo sempre acompanhados pelos clientes, posteriormente com a aprovação dos croquis apresenta-se um ante-projeto ou pré-projeto em desenho técnico (a mão ou impresso), obviamente depois disso o projeto completo, podendo ter a presença de algumas perspectivas ou maquetes físicas ou eletrônicas para melhor compreensão. A apresentação de maquete não é obrigatória, mas é sempre muito bom para um melhor resultado e noção de volumetria. Após o cliente aprovar tudo, apresenta-se à Prefeitura os desenhos necessários e dá-se entrada na aprovação para iniciar as obras no canteiro, para isso é necessária emissão de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) pelo arquiteto e assinatura do mesmo.

Etapas de um projeto arquitetônico[editar | editar código-fonte]

Um projeto arquitetônico consiste em 5 etapas:

Programa Preliminar Programa base Estudo previo Projecto base Projecto executivo

  1. Levantamento de dados
  2. Estudo preliminar
  3. Anteprojeto
  4. Projeto Legal
  5. Projeto Executivo

Composição[editar | editar código-fonte]

O projeto arquitetônico é essencial para se fazer qualquer construção. É constituído de:

  • Implantação

Implantação da Construção: é o desenho onde localizamos a construção no terreno, com as medidas para informar os recuos obrigatórios, segundo o plano diretor da cidade onde está localizada a obra. Neste desenho devemos representar mostrando as águas do telhado, possíveis acessos de pedestres e veículos, localização do terreno (Planta Situação) na quadra com os nomes das ruas do entorno, orientação cartográfica e cotas de nível do terreno.

Plantas de Cobertura: são os desenhos que representam o telhado da construção.

Planta Baixa: é o desenho onde recortamos a construção no sentido horizontal, a 1,5 metros de altura aproximadamente, do chão, ou seja, como se tirássemos o telhado da obra para ver a disposição dos cômodos e a localização das janelas e portas. Neste desenho devemos colocar as medidas de cada cômodo, ao lado uma tabela de aberturas (Janelas e Portas) com suas medidas e a localização dos cortes efetuados.

  • Cortes e elevações superiores

Corte da Construção: é o desenho onde recortamos a construção no sentido vertical, mostrando a disposição das aberturas, possíveis bancadas (cozinha), disposição dos aparelhos sanitários (banheiros). Neste desenho devemos colocar a medida dos pés direitos (altura do chão ao teto), altura das portas e janelas e se houver, corte da escada. Elevações: são os desenhos das vistas da construção (do lado de fora), por isso teremos a elevação frontal, posterior e as elevações laterais. Neste desenho teremos a visão de como esta obra ficará mostrando detalhes de revestimento e de disposição das aberturas vistas de fora.

Layout gráfico: são os desenhos que representam o mobiliário da construção, sem muitos detalhes basicamente os móveis fixos, como bancadas, pias, sanitários e afins.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.