Promessa escoteira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Robert Baden-Powell, fundador do movimento escoteiro

A Promessa Escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento se comprometem voluntariamente, a se conduzir de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que tem de serem cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.

A primeira versão da Promessa foi escrita em 1908, no livro Escotismo para Rapazes, de Robert Baden-Powell, e incluía promessas de honrar-se Deus, a família e o Rei, assim como de ajudar a outros e conhecer e seguir as normas do movimento escoteiro.[1] A atual constituição da Organização Mundial do Movimento Escoteiro mantém uma promessa semelhante, apenas permitindo uma promessa à honra ao país como alternativa à promessa relativa ao monarca,[2] mas há diversas variações nacionais a depender do país, havendo Baden-Powell permitido exceções estritamente para a Bélgica, Tchecoslováquia, França, Luxemburgo, Países Baixos e Finlândia quanto à referência a Deus. Apesar de não ter permitido ulteriores exceções à promessa a Deus,[3] Israel[4] e Austrália[5] também abriram exceções.

Promessa original (escrita por BP) :Prometo pela minha honra que farei o meu melhor possível, para cumprir com meus deveres para com Deus e minha pátria ajudar o próximo em todas as ocasiões e obedecer a Lei Escoteira.

Referências

  1. Baden-Powell, C.B., F.R.G.S., Lieut.-General R. S. S. (1908). Escotismo para Rapazes Part I ed. Windsor House, Bream's Buildings, London E.C.: Horace Cox. p. 40 
  2. «WOSM Constitution and By-Laws» (PDF). World Scout Bureau (em inglês). Consultado em 10 de março de 2007. Arquivado do original (PDF) em 16 de novembro de 2008 
  3. WOSM and WAGGGS (13 de junho de 2001). «Report on the Discussion on the Fundamental Principles of WAGGGS and WOSM» (PDF). pp. 7–8. Consultado em 6 de agosto de 2009 
  4. «FRIENDS OF ISRAEL SCOUTS: ABOUT THE TZOFIM'S OATH & COMMANDMENTS». Israelscouts.org. Consultado em 11 de junho de 2018. Arquivado do original em 4 de dezembro de 2007  |archiveurl= e |arquivourl= redundantes (ajuda); |archivedate= e |arquivodata= redundantes (ajuda); |accessdate= e |acessodata= redundantes (ajuda); |deadurl= e |urlmorta= redundantes (ajuda)
  5. YPR Team. Australian Scout Promise and Law Resources Out Now! Arquivado em 25 de setembro de 2017, no Wayback Machine. Scouts Australia. 30 de agosto de 2017. Acesso em 1 de setembro de 2017.