Pseudotaxus chienii

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma caixa taxonómicaPseudotaxus chienii
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Espécie em perigo
Em perigo
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Taxaceae
Género: Pseudotaxus
Espécie: P. chienii
Nome binomial
Pseudotaxus chienii
W.C.Cheng

Pseudotaxus chienii, o Teixo-de-baga-branca, é uma espécie da família Taxaceae, a única espécie do género Pseudotaxus, mas estritamente relacionada com os outros teixos do género Taxus. É endémico do sul da China, ocorrendo no norte de Guangdong, norte de Guangxi, Hunan, sudoeste de Jiangxi e sul de Zhejiang.

Tal como outros teixos, é um pequeno arbusto ou árvore, atingindo 2 a 5 metros de altura com casca avermelhada. As folhas são lanceoladas, planas, com 1 a 2.6 cm de comprimento e 2 a 3 mm de espessura, de cor verde escura na face superior, com duas faixas brancas de estomas na face inferior; estão dispostas em espiral ao longo do ramo, com as bases das folhas torcidas, alinhando-se as folhas em duas filas planas em cada lado do ramo. As conspícuas bandas brancas de estomas, em folhas mais duras e rígidas distinguem prontamente esta espécie dos teixos do género Taxus.

É uma planta dióica, com cones masculinos e femininos em árvores diferentes. Os cones femininos são muito semelhantes aos das espécies de Taxus, mas o arilo é branco quando maduro, e não vermelho; medem 5 a 7 mm de comprimento e largura. Os cones masculinos são globosos, com 3 a 4 mm de diâmetro.

É cultivado no sul da China como planta ornamental.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]