Pterocladia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPterocladia
Pterocladia sp.
Pterocladia sp.
Classificação científica
Reino: Archaeplastida
Filo: Rhodophyta
Clado: Primoplantae
Classe: Florideophyceae
Ordem: Gelidiales
Família: Pterocladiaceae
Género: Pterocladia
J.Agardh, 1830

Pterocladia é um género de algas vermelho (Rhodophyta) que agrupa um conjunto de espécies de macroalgas marinhas filamentosas, cartilaginoso-texturada, de coloração avermelhada ou acastanhada, com talos achatados com 8–40 cm de comprimento. Várias espécies deste género apresentam considerável interesse económico como fonte de agar, estando entre as melhores agarófitas conhecidas.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os talos são distintamente achatados com uma espessa nervura longitudinal central e ramificações em geral com um ou dois ramos laterais cada, mais finos em direcção à base. No geral, Pterocladia lucida aparece como pequenos aglomerados ou grupos de filamentos rosa-acastanhados.

Há uma grande quantidade de variação entre indivíduos na aparência dos talos, em grande parte devido à variação do grau de ramificação e a largura dos eixos, de tal forma que em vários momentos foram descritos um número de variedades. Pterocladia é comum em águas rasas até 20 metros de profundidade e pode resistir a água mais áspero do que muitos de seus concorrentes, tornando-se especialmente abundante em áreas expostas.

Notas

  1. Pterocladia Arquivado em 9 de setembro de 2015, no Wayback Machine..