Saltar para o conteúdo

Purismo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Louperibot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ja:ピュリスム
Linha 1: Linha 1:
Na arte, o '''purismo''' foi um movimento que defendia uma pintura sem valores emocionais, racional e rigorosa. Sem subjetividade e qualidades decorativas. O movimento foi fundado por [[Amédée Ozenfant]], pintor e escritor, e [[Le Corbusier]] (Charles Edouard Jeanneret), em 1918. Os dois se consideravam os criadores do [[Cubismo Puro]].
Na arte, vcfgo '''purismo''' foi um movimento que defendia uma pintura sem valores emocionais, racional e rigorosa. Sem subjetividade e qualidades decorativas. O movimento foi fundado por [[Amédée Ozenfant]], pintor e escritor, e [[Le Corbusier]] (Charles Edouard Jeanneret), em 1918. Os dois se consideravam os criadores do [[Cubismo Puro]].


Existe uma simplificação das formas, geometrização. Representam a natureza morta sem volume, somente com as duas dimensões.
Existe uma simplificação das formas, geometrização. Representam a natureza morta sem volume, somente com as duas dimensões.

Revisão das 18h00min de 11 de junho de 2009

Na arte, vcfgo purismo foi um movimento que defendia uma pintura sem valores emocionais, racional e rigorosa. Sem subjetividade e qualidades decorativas. O movimento foi fundado por Amédée Ozenfant, pintor e escritor, e Le Corbusier (Charles Edouard Jeanneret), em 1918. Os dois se consideravam os criadores do Cubismo Puro.

Existe uma simplificação das formas, geometrização. Representam a natureza morta sem volume, somente com as duas dimensões.

O purismo é caracterizado pela utilização de formas geométricas puras, no âmbito da arquitectura, como símbolo de uma construcção racional.

O purismo também pode ser uma orientação teórica, que objetiva a compreensão de um fenômeno defendendo estritamente a pureza de uma tradição ou ortodoxia. Caracteriza-se pela rejeição sistemática de qualquer possibilidade ou proposta de alteração em uma doutrina ou ortodoxia.

Conceito

O Purismo surgiu depois do fim do Cubismo e foi lançado com um livro Après Le Cubisme, editado em 1918. A máquina foi importante para o Purismo - tal como para todos os movimentos da época - mas não no sentido de ser o protagonista: ela representou uma resposta sempre nova à constante necessidade de ordem. Cada máquina nova abafava, constantemente, outra mais antiga e depressa seria substituída por outra mais nova. Assim a arte não é útil, mas necessária, sendo essa a razão pela qual as telas são pintadas como edifícios de arquitectura e não como máquinas de viver.

Foram os artistas puristas que desenvolveram o conceito de "object type", ou seja, objectos da pintura purista onde predominam as qualidades de um funcionalismo humanista: precisão, simplicidade e harmonia proporcional. Tão comum que nem damos pela sua presença, o "object type" é livre de todas as associações literárias, e nunca pode suscitar sentimentos: é difícil sentir cobiça, ansia ou compaixão por um simples prato (por exemplo).

Referências

  • Adaptação a ortografia portuguesa a partir da obra: STANGOS, Nikos. Conceitos de Arte Moderna. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2000.

Ligações externas