Quintela (Friões)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quintela
Distrito Distrito de Vila Real
Município Valpaços
Freguesia Friões
Área 3.35 km²
População 75 hab. (2008)
Orago Nossa Senhora da Natividade
Povoações de Portugal

Quintela é uma aldeia portuguesa da freguesia de Friões, concelho de Valpaços com cerca de 75 habitantes. É, em termos geográficos (área), a maior aldeia da freguesia e a segunda em população. Há 30 anos, Quintela era de longe a maior aldeia da freguesia em área, em população e em economia, possuindo então cerca de 350 habitantes. O declínio populacional deveu-se à acentuada emigração, essencialmente para França, que ocorreu nos anos 60 e 70.

Quintela está dividida em 3 bairros: o Bairro Frioso, aquele de localização mais elevada e exposta aos ventos frios, o Bairro da Serra situado mais a sul, e aquele que preserva melhor o seu traçado original, e também aquele que mais sofreu as consequências da desertificação e o Bairro do Meio que, como o próprio nome sugere, se situa entre os outros dois. Existem ainda 2 sub-bairros, S. Roque, anexo ao bairro Frioso e Bouço, perto do Bairro da Serra. Atualmente este pequeno aglomerado, encontra-se desabitado.

Localização[editar | editar código-fonte]

Quintela é atravessada pela estrada municipal 541 que liga a aldeia do Barracão a Argeriz, passando por Quintela, Friões, Ferrugende, Celeirós, Chamoinha, Esturãos, Santiago da Ribeira de Alhariz, Paradela e Argeriz. O Bairro Frioso de Quintela estende-se até à nascente do rio Torto, junto a um pequeno pântano onde fervilha a vida selvagem. Quintela localiza-se então na margem esquerda do rio Torto, que vai desaguar no rio Rabaça, e dista 3 km de Friões, 13 km de Valpaços e 15 km da cidade de Chaves.

Topónimo[editar | editar código-fonte]

Quintela constitui um vasto aglomerado populacional que se desenvolveu em torno de uma pequena exploração agrícola, uma pequena quinta. Logo, quintela. é um nome frequente no Norte de Portugal e na Galiza, vem de quintanella (espanhol quintanilla, quintanilha), um diminutivo de quintana (2).

Aldeias Vizinhas[editar | editar código-fonte]

Atividades económicas[editar | editar código-fonte]

Num passado recente, em Quintela existiam muitos empresários agrícolas de média dimensão, os quais se extinguiram quase totalmente. O declínio deve-se a duas causas fundamentais: os filhos dos proprietários agrícolas migraram para o litoral, os assalariados agrícolas emigraram para a Europa e América do Norte. Os habitantes de Quintela continuam a dedicar-se à agricultura, continuando a produzir, batatas, castanhas, cereais, frutas e legumes. Em Quintela há também eletricistas e canalizadores, além de algum comércio.

Património[editar | editar código-fonte]

  • Casa de Quintela (Bairro Frioso)
  • Cruzeiro de Foz
  • Cruzeiro do Bairro da Serra
  • Nicho do Senhor dos Aflitos
  • Nicho de S. Roque
  • Nicho de Nossa Senhora dos Milagres
  • Fonte do Bairro da Serra
  • Fonte do bairro do Meio
  • Altar de N.S. da Natividade (em talha dourada)

Quintela não tem uma capela histórica como todas as outras aldeias possuem; a capela de N. Sra. da Natividade, uma das maiores e mais belas da freguesia, foi demolida, para no seu lugar se construir outra de maiores dimensões, totalmente incaracterística e sem qualquer valor arquitetónico. A destruição do mais belo símbolo de Quintela foi executada por pessoas que estavam convencidas de que estariam a fazer algo de bom para a sua terra, perante a passividade e total desinteresse, ou desconhecimento das autoridades locais, civis e religiosas.

Referências