Saltar para o conteúdo

Radical livre: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JAnDbot (discussão | contribs)
m r2.5.2) (Robô: A adicionar: bg, et, ko, os, sr A modificar: is, ru
Linha 4: Linha 4:


==Produção de Radicais livres nos seres vivos==
==Produção de Radicais livres nos seres vivos==
Os radicais livres são produzidos na [[respiração]] com a combustão do [[oxigênio]], que mesmo sendo indispensável na vida [[célula|celular]], também produzem essas moléculas, que provocam ao longo da vida efeitos negativos na saúde, devido a sua capacidade de alterar o [[ADN]]. Em nosso corpo existem células que se renovam continuamente, como as células da [[pele]], do [[intestino]] e outras como as do [[fígado]]. Com o passar dos anos, os radicais livres podem produzir uma alteração genética nas células que se dividem continuamente, contribuindo a aumentar o risco de câncer por [[mutações]] genéticas.
Os radicais livres são produzidos na [[respiração]] com a combustão do [[oxigênio]], que mesmo sendo indispensável na vida [[célula|celular]], também produzem essas moléculas, que provocam ao longo da vida efeitos negativos na saúde, devido a sua capacidade de alterar o [[ADN]]. Em nosso corpo existem células que se renovam continuamente, como as células da [[pele]], do [[intestino]] e outras como as do [[fígado]]. Com o passar dos anos, os radicais livres podem produzir uma alteração genética nas células que se dividem continuamente, contribuindo a aumentar o risco de [[cancro]] por [[mutações]] genéticas.


==Ver também==
==Ver também==

Revisão das 13h34min de 8 de maio de 2012

Em química, radical é o termo que designa o grupo de átomos combinados numa molécula (orgânica ou inorgânica) capaz de manter sua individualidade numa reação e passível de ser substituído integralmente por um elemento ou outro radical num composto.

O radical fica livre durante pouco tempo enquanto está passando de um composto para outro. Nesse intervalo de um composto para outro, apresenta valência(s) livre(s). É o produto de uma cisão homolitica.

Produção de Radicais livres nos seres vivos

Os radicais livres são produzidos na respiração com a combustão do oxigênio, que mesmo sendo indispensável na vida celular, também produzem essas moléculas, que provocam ao longo da vida efeitos negativos na saúde, devido a sua capacidade de alterar o ADN. Em nosso corpo existem células que se renovam continuamente, como as células da pele, do intestino e outras como as do fígado. Com o passar dos anos, os radicais livres podem produzir uma alteração genética nas células que se dividem continuamente, contribuindo a aumentar o risco de cancro por mutações genéticas.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.