Ranking

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ranking é o processo de posicionamento de itens de estatísticas individuais, de grupos ou comerciais, na escala ordinal de números, em relação a outros. Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, ranking é uma "classificação ordenada de acordo com critérios determinados". A palavra vem do inglês "rank", verbo que significa "estar em posição alta, estar próximo ao chefe".

Nas diferentes modalidades esportivas, rankings são organizados para classificar os competidores ao longo de vários campeonatos ou torneios [1] . Os critérios variam conforme o esporte [2] , o país, a época, entre outros quesitos - mas, ainda que sua aplicação seja sempre discutível, todo ranking busca sua legitimação em pressupostos objetivos.

Há basicamente dois tipos de rankings: os históricos e os de momento. Rankings históricos são cumulativos, e buscam classificar os competidores somando pontos em toda a história da competição [3] . Rankings de momento referem-se apenas aos pontos conquistados pelos competidores num período recente, em geral os últimos 12 meses [4] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete ranking.

Referências

  1. «Rankings de tênis segundo a revista Tênis News». Consultado em 13 de maio de 2012. 
  2. «Ranking de baseball estadunidense, segundo a ESPN». Consultado em 13 de maio de 2012. 
  3. «Ranking histórico do automobilismo, segundo o sítio "Corrida de fórmula 1"». Consultado em 13 de maio de 2012. 
  4. «Ranking "de momento" da Conmebol». Consultado em 13 de maio de 2012.