Ranking

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Um ranking (aportuguesado como ranquingue[1]), ou em português classificação ou listagem[2], é um processo de posicionamento de itens de estatísticas individuais, de grupos ou comerciais, na escala ordinal de números, em relação a outros. Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, ranking é uma "classificação ordenada de acordo com critérios determinados". A palavra vem do inglês "rank", que significa renque.

Nas diferentes modalidades esportivas, rankings são organizados para classificar os competidores ao longo de vários campeonatos ou torneios.[3] Os critérios dos rankings variam conforme o esporte,[4] o país, a época, entre outros quesitos - mas, ainda que sua aplicação seja sempre discutível, todo ranking busca sua legitimação em pressupostos objetivos.

Há, basicamente, dois tipos de rankings: os "históricos" e os "de momento". Rankings históricos são cumulativos, e buscam classificar os competidores somando pontos em toda a história da competição.[5] Rankings de momento referem-se apenas aos pontos conquistados pelos competidores num período recente, em geral os últimos 12 meses [6].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete ranking.

Referências

  1. O novo acordo ortográfico. Universidade do Algarve. 20 de outubro de 2011
  2. Ciberdúvidas/ISCTE-IUL. «Como traduzir ranking? - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa». ciberduvidas.iscte-iul.pt. Consultado em 8 de março de 2018 
  3. «Rankings de tênis segundo a revista Tênis News». Consultado em 13 de maio de 2012 
  4. «Ranking de baseball estadunidense, segundo a ESPN». Consultado em 13 de maio de 2012 
  5. «Ranking histórico do automobilismo, segundo o sítio "Corrida de fórmula 1"». Consultado em 13 de maio de 2012. Arquivado do original em 9 de janeiro de 2014 
  6. «Ranking "de momento" da Conmebol». Consultado em 13 de maio de 2012