Raziel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Raziel (em hebraico: רזיאל) ou Galizur é um arcanjo que, dentro dos ensinamentos místicos do Judaísmo, seria o mantedor dos conhecimentos recônditos.[1][2] Este anjo é associado à sefirá chochmá e definido como da classe dos ofanim.[3] E seria o responsável por primeiro transmitir os conhecimentos no que se tornaria futuramente a Cabalá, pelo que tais ensinamentos teriam sido concertados e entregues a Adão no que se chamou de sefer haRaziel («livro de Raziel») ou sefer haRaziel hamalach. Diz-se que o anjo pode saber tudo sobre alguém, desde que lhe fite directamente os olhos, e que pode ser ou achegar a qualquer um que deseje conhecimento na vera.[4]

Conta a história que o anjo Raziel é o autor de um livro que contaria todo o conhecimento do universo, tanto celestial quanto mundano. Esses conhecimentos (secretos) teriam sido compilados pelo anjo por quanto ele ficava rente ao Trono Divino, assim, teria acesso a tudo o quanto se falava e discutia.

Portador que era de todos os segredos divinos, quando Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden, depois de ambos teres comido da «Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal», Raziel, tendo-se compadecido do grão punimento que recebeu o casal, deliberadamente e em desacordo aos postulados divinos, lhes deu seu libro, no escopo de que Adão e Eva pudessem achar seu caminho de volta e lograr melhor bispar a El-Deus.

Entrementes, quando aqueles outros anjos, os quais se achavam sob o comando de Raziel, souberam do sucedido, indignaram-se com seu chefe, tomaram de volta o cartapácio e o jogaram nas profundezas do mar. Rahab, um demônio ancestral dos mares, teria devolvido o livro a Adão e Eva.[5]

Referências

  1. Finkel, Avraham Yaakov (2002). Kabbalah. selections from classic kabbalistic works from Raziel hamalach to the present day (em inglês) (Nova Iorque: Targum Press). 
  2. «Raziel - Angel Raziel» (em inglês). Consultado em 08.ago.2012. 
  3. Kaplan, Arieh (2002). Sêfer Ietsirá, o livro da Criação. teoria e prática (São Paulo: Sefer). p. 191-200. 
  4. Idel, Moshe (1989). Language, Torah, and hermeneutics in Abraham Abulafia (em inglês) (Nova Iorque: Suny). p. 152. ISBN 0-88706-831-6. 
  5. Savedow, Steve (2000). Sepher Rezial Hemelach. the book of the angel Rezial (em inglês) (Massachusetts: Weiser). 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.