RbcL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O rbcL é um gene exclusivo das plantas, presente no DNA de seus cloroplastos. É o gene responsável pela produção da ribulose-1,5-bisfosfato, ou RuBisCO, a substância responsável pela conversão de dióxido de carbono e água em carboidratos.

Pela importância fisiológica da RuBisCO, o rbcL foi selecionado de tal maneira que se apresenta como um gene com baixas taxas de mutação. Desta forma, sistematas filogenéticos, ao utilizar dados moleculares para análises de grandes grupos, como famílias e ordens, têm preferência pelo seqüenciamento deste gene, que assim pode indicar com alguma precisão o grau de semelhança genética entre os grupos estudados.

Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.