Rede de pesca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Utilização de rede de pesca.

Redes de pesca são aparelhos para pescar flexíveis,[1] construídos principalmente com panos de rede, geralmente de fibras relativamente delgadas e com malhas de tamanho menor que a menor dimensão dos peixes ou mariscos que se pretendem capturar com elas.

Existem quatro tipos básicos de redes de pesca:

Estes são os tipos encontrados tanto na pesca artesanal, como na industrial; no entanto, na pesca artesanal encontram-se muitas variantes destes tipos básicos.

As redes, como material, são também utilizadas na construção de outras artes de pesca, como as gaiolas.

Na maioria dos países existe legislação rigorosa acerca do uso de redes pois não se deve usar redes com tamanho suficiente para capturar os peixes juvenis, pois isso impede as espécies de se reproduzirem, o que pode levar à diminuição dos stocks piscícolas e até à extinção de espécies.

Um fato curioso é que, o mesmo material que é utilizado para confecção da rede de pesca, também é utilizado para confecção de redes de proteção. Também muito conhecido como Nylon Cristal, que tem referencia a conhecida linha de anzol.

Esse tipo de material vem sendo muito útil na prevenção de acidentes, em relação a quedas de janelas de apartamentos, e no uso da pesca artesanal, por ser um material macio e de fácil manuseio.

Notas e referências

  1. Este adjetivo "flexíveis" serve para separar as redes propriamente ditas das armadilhas que, muitas vezes, também são formadas principalmente por rede, mas são rígidas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.