Reduviidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaReduviidae
Zelus sp.
Zelus sp.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hemiptera
Subordem: Heteroptera
Superfamília: Cimicomorpha
Família: Reduviidae
Subfamílias
ver página anterior

Reduviidae é uma família de insetos hemípteros heterópteros, que se caracterizam pela cabeça fina e alongada com pescoço bem marcado. A espécie Triatoma infestans (conhecida por barbeiro) é um exemplo desta família, e é importante por ser um vector da doença de Chagas.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Dentro dessa família ainda é possível encontrar uma subfamília de extrema importância para o estudo da doença de Chagas, a subfamília Triatominae.

As espécies integradas na subfamília Triatominae apresentam as antenas divididas de três a cinco segmentos, o seu rostro é retilíneo (com três segmentos), apresentando também o conexivo nas laterais. Essa subfamília apresenta 14 gêneros, mas três são os principais para estudo da doença de Chagas:

  • Panstrongylus — com cabeça em formato hexagonal e antenas bem próximas aos seus ocelos.
  • Triatoma — com cabeça em formato cilíndrico e inserção das antenas na região medial da cabeça.
  • Rhodnius — com cabeça no formato alongado e cilíndrico e inserção das antenas na porção distal da cabeça. Este género é o principal transmissor do protozoário Trypanosoma cruzi, por ser o mais bem adaptado ao ambiente doméstico.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Reduviidae
Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.