Saltar para o conteúdo

Reflexo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aleph Bot (discussão | contribs)
m BOT - Possível teste de 189.29.88.95, revertendo para a edição 32439329 de Salebot.
Linha 93: Linha 93:
[[uk:Рефлекс]]
[[uk:Рефлекс]]
[[zh:反射 (生理学)]]
[[zh:反射 (生理学)]]
mais q sexo anal dotoso

Revisão das 12h03min de 4 de outubro de 2012

 Nota: Se procura o reflexo da luz, veja Reflexão (física).

Reflexo é uma reação corporal automática à estimulação, como por exemplo, o reflexo patelar ou de Moro. Comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas. Muitos reflexos permanecem entre os adultos mas o recém-nascido tem alguns reflexos chamados de Reflexos primitivos que desaparecem na medida em que o córtex vai se desenvolvendo totalmente.

Arco reflexo

Reflexo patelar, um exemplo de ato reflexo.

O arco reflexo é a resposta involuntária rápida, consciente ou não, que visa uma proteção ou adaptação do organismo sendo originado de um estímulo externo antes mesmo do cérebro tomar conhecimento do estímulo periférico, consequentemente, antes deste comandar uma resposta. Os atos reflexos são comandados pela substância cinzenta da medula espinhal e do bulbo.

Ocorrendo um estímulo, a fibra sensitiva de um nervo raquidiano (nervo aferente ou sensitivo) transmite-o até a medula espinhal passando pela raiz nervosa dorsal. Na medula ou no encéfalo, neurônios associativos (centro nervoso ou coordenador) transformam o estímulo em uma ordem de ação. Essa ordem sairá da medula pela raiz nervosa ventral e será enviada através das fibra motora (ou eferente) ao órgão (glândula ou músculo) que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse movimento forma um arco, que é chamado de arco reflexo.

Quando há uma lesão grave no encéfalo ou na medula, o indivíduo fica incapaz de ter atos reflexos. É por isso que, quando há uma suspeita de grave lesão neurológica, se faz-se o exame de reflexo pupilar.

Os atos voluntários são comandados pela substância cinzenta do cérebro. Partindo do cérebro, a ordem motora atinge a substância branca da medula, passa para os nervos raquidianos, que atinge o órgão, determinando sua reação. Enquanto o ato reflexo é comandado pela substância cinzenta da medula e são realizados antes que o cérebro tome conhecimentos deles.

Reflexos humanos

Reflexos tendinosos

Os reflexos tendinosos profundos revelam informações sobre a integridade do sistema nervoso central e periférico. Geralmente, os reflexos diminuidos indicam um problema periférico e reflexos exagerados um problema central.

Enquanto os reflexos acima são estimulados mecanicamente, o termo reflexo H refere-se ao reflexo análogo estimulado eletricamente, e o termo reflexo vibratório tônico refere-se àqueles estimulados por vibração.

Reflexos Superficiais ou Cutâneos

Os reflexos superficiais também são importantes e auxiliam a avaliação de patologias do SNC, comportando-se como os reflexos profundos.

Em pacientes com hiperatividade reflexa pode-se existir ainda uma contração clônica e ritmica involuntária chamada de sinal de Clonus, os mais comuns são o clonus do pé pela distração do tríceps sural e o clonus da patela pela distração do quadriceps da coxa.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre Fisiologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

mais q sexo anal dotoso