Saltar para o conteúdo

Refúgio nacional de vida silvestre Playa Hermosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Refúgio nacional de vida silvestre Playa Hermosa
Geografia
Localização
Garabito Canton (en)
 Costa Rica
Coordenadas
Mapa

O Refúgio Nacional de Vida Silvestre Playa Hermosa é um área de conservação natural da Costa Rica, pertencente ao Área de Conservação Pacífico Central. Encontra-se localizado no cantão de Garabito, província de Puntarenas, tem uns 5 km da cidade de Jacó, a 1,5 horas em automóvel desde San José, capital do país. Foi criado a 3 de março de 1999. O seu objetivo é proteger a desova da tartaruga-olivacea, o que o faz de grande relevância ao ser esta uma espécie em via de extinção. Também conservou a faixa de praia onde está localizado um manguezal.[1]

O refúgio é constituído pela praia, esteiros, estuários, bosques inundados, lagos e lagoas, e grande variedade de espécies residentes migratórias. Estende-se de noroeste a sudeste desde ponta Mala, também conhecida como Ponta Judas, até à desembocadura do rio Tullín ou Tusubres, que serve de limite entre os cantões de Garabito e Parrita. O refúgio encontra-se dividido em duas seções: a de Formosa ou Tullín, entre a desembocadura do rio e a população da Praia Hermosa, de uns 7 km de comprimento, e a seção de Ponta Mala, desde Praia Hermosa até à ponta deste nome.

Entre as populações mais próximas ao refúgio encontram-se Praia Hermosa e Quebrada Amarilla, do cantão de Garabito, e Esterillos Oeste, do cantão de Parrita. Estas populações reúnem os recursos naturais mais importantes da área, dado que contam com grande quantidade de praias, flora, fauna e recursos hídricos. O refúgio encontra-se localizado dentro de uma região de rápido desenvolvimento socioeconómico e turístico do Pacífico central da Costa Rica, como se pode observar na próxima cidade de Jacó.

O principal objetivo do refúgio é a proteção da tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea), que desova soube praias. Ocasionalmente, o lugar também serve de desova para tartarugas negras (Chelonia mydas) e de couro (Dermochelys coriacea).

Devido que é uma zona protegida, dentro do refúgio está proibida a pesca, acampar ou acender fogos, bem como sacar espécies autóctonas.

Com 8 km de comprimento, Playa Hermosa é uma longa praia de costa aberta e areia cinza. Possui fortes correntes, o que o faz algo perigosa para praticar a natação, mas isto em mudança favorece a formação de forte ondas, o que a faz ideal para a prática do surf. Pode-se desfrutar também do mar, o solo e as belezas paisagísticas.

Não deve se confundir esta praia com a outra do mesmo nome, localizada na província de Guanacaste.


Panorama da Playa Hermosa.
  1. Link, Costa Rica Info (12 de janeiro de 2010). «Refugio Nacional de Vida Silvestre Playa Hermosa, Costa Rica». Costa Rica (em espanhol). Consultado em 2 de julho de 2023