Retranca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Retranca é um termo náutico que designa a verga inferior, presa a do mastro a 90° no sentido proa-popa e que serve de suporte à esteira da vela grande. Pode ser em madeira, metal (sobretudo alumínio) ou fibra de carbono. Um dos lados da retranca apoia-se no mastro e ao outro fixa-se o punho da escota.[1]

Quando feita em madeira a retranca é maciça e pode ter perfil redondo, oval, quadrado ou retangular. Feita em alumínio é geralmente oca e seu perfil pode assumir formas diversas, do retangular (com bordas arredondadas) ao oval.

Juntamente com o mastro, a retranca é uma das duas principais peças da mastreação e é a parte móvel que determina a orientação da vela.

Em embarcações pequenas, a retranca situa-se num ponto baixo, oferecendo perigo ao(s) velejador(es) quando atirada com violência de um lado ao outro pelas fortes rajadas de vento ou por mudança de bordo.

Legenda[editar | editar código-fonte]

Retranca

Os números correspondem aos da imagem junta:

Referências

  1. «Marina de Cascais». www.marina-cascais.com. Consultado em 20 de agosto de 2011. Arquivado do original em 14 de abril de 2009  - Agosto 2011