Revpar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

RevPar (do inglês revenue per available room, ou receita por quarto disponível), é uma métrica de desempenho no setor de hotelaria calculada dividindo a receita total de quartos de um hotel pela contagem de quartos e o número de dias no período que está sendo medido.[1][2]

No entanto, se o cálculo usar a receita total do hotel em vez da receita do quarto, será igual a TRevPAR (Receita total por quarto disponível). O TRevPAR é outra métrica de desempenho estreitamente relacionada na indústria hoteleira.

Como o RevPAR é apenas uma medida para um ponto no tempo (digamos, um dia, mês ou ano), é mais frequentemente comparado ao mesmo período de tempo. É frequentemente utilizado em comparação com concorrentes dentro de um mercado personalizado, área de negociação ou região de publicidade ou um conjunto competitivo auto-selecionado conforme definido pelo proprietário ou gerente do hotel , que é referido como Índice RevPAR ou RGI (Índice Gerador de Receita).[3]

Além disso, as comparações costumam ser consideradas entre hotéis do mesmo tipo ou com clientes-alvo. (por exemplo, serviço completo, luxo, estadia prolongada, economia)

Algumas empresas de dados consorciados compilaram informações do RevPAR em todos os mercados por meio de pesquisa voluntária e fornecem informações cegas compiladas de volta à indústria. O relatório STAR é um desses relatórios amplamente utilizados e é fornecido por [Smith Smith Research].

Outras advertências:

  • Números RevPAR bem sucedidos diferem de mercado para mercado com base na demanda e outros fatores.
  • Melhor comparado em períodos de tempo semelhantes. Por exemplo, é apropriado comparar o RevPAR em uma sexta-feira somente em comparação a outras sextas-feiras.
  • Melhor comparado em períodos de tempo sazonais semelhantes. Por exemplo, comparar os resultados da semana de Natal com o mesmo ano anterior é mais confiável do que com uma semana de não feriado.

Referências

  1. Mauri, A. G. (2012), Hotel Revenue Management: Principles and Practices, Pearson, ISBN 978-88-6518-146-1, pp. 27-38.
  2. «Revenue Per Available Room - RevPAR». Investopedia. Consultado em 25 de fevereiro de 2015 
  3. «In Uncertain Times, Focus On RevPAR Index As Well As RevPAR Growth». Duetto. Consultado em 9 de setembro de 2017