Rio Clark Fork

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rio Clark Fork
Fall Clark Fork.jpg

O rio Clark Fork em Missoula, no outono

Clark Fork Map.png

Mapa do rio Clark Fork

Localização
País
Localização
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
499 km
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
59 324 km²
Altitude da nascente
2 098 m
Afluentes
principais
Flathead River (en), Bitterroot River (en), Rio Blackfoot, Thompson River (en), Little Blackfoot River (en)Visualizar e editar dados no Wikidata
Caudal médio
621 m³/s
Foz
Altitude da foz
629 m

O rio Clark Fork é um rio dos estados norte-americanos de Montana (noroeste) e Idaho (norte). Tem cerca de 499 km de comprimento[1], embora o sistema fluvial conjunto formado pelo rio Pend Oreille, lago Pend Oreille e rio Clark Fork tenha 771 km, o que o situa entre os 50 mais longos rios dos Estados Unidos. Drena uma região das Montanhas Rochosas a leste do rio Columbia.

Drena parte da vertente ocidental das Montanhas Rochosas, uma extensa região do oeste do Montana e norte do Idaho, com uma área de 59324 km²[2]. Tem descarga média de 621 m³/s, sendo o maior rio em volume do estado do Montana.[3]

Pelo vale do rio Clark Fork, passou em 1806, na viagem de regresso da Expedição de Lewis e Clark, o grupo de Meriwether Lewis. O rio Clark Fork tem o seu nome em homenagem a William Clark, o outro líder da expedição.

A parte do rio Clark Fork que passa no Montana está considerada, com fins recreativos, como rio de Classe I, de Warm Springs Creek até à fronteira com o Idaho.[4]

O rio Clark Fork não deve confundir-se com um deos troços ou ramais do rio Yellowstone, de nome parecido, o Clarks Fork («Fork of the Yellowstone River»), dos estados de Montana e Wyoming.

Referências

  1. Entrada «Clark Fork» no Geographic Names Information System (GNIS) do Serviço Geológico dos Estados Unidos, acessível em: [1] Consultado em 1 de março de 2009.
  2. Pend Oreille subbasin overview Arquivado dezembro 11, 2012 no WebCite , Northwest Power and Conservation Council.
  3. Montana Water Resources Data 2004, file Mill Creek above Bassoo Creek, near Niarada to Clark Fork at Whitehorse Rapids, near Cabinet, ID.
  4. «Stream Access in Montana». Consultado em 10 de julho de 2014. Arquivado do original em 10 de março de 2009