Rio Grande (Lourinhã)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio Grande
Foz do rio Grande na Praia da Areia Branca
Comprimento 25 km
Foz Praia da Areia Branca
Área da bacia 120 km²
País(es)  Portugal

O rio Grande ou Ribeira dos Palheiros é um pequeno rio sazonal com cerca de 25 km de comprimento que atravessa o concelho da Lourinhã. Nasce na Moita dos Ferreiros e tem a sua foz no Oceano Atlântico, na Praia da Areia Branca.

Poluição[editar | editar código-fonte]

O rio encontra-se hoje com um grau de poluição muito elevado, o que levou já muitas pessoas a exercerem o seu direito de manifestação. Todos os anos as campanhas politicas prometem a despoluição, porém sem efeitos à data. Apesar de se estar a desviar as condutas de esgoto para ETAR's espalhadas pelo concelho, grande parte das águas residuais da pecuária e outras indústrias continuam a desaguar no rio, dificultando cada vez mais a sua reabilitação.

Descontaminação[editar | editar código-fonte]

Actualmente o Concelho da Lourinhã em parceria com a empresa Águas do Oeste estão a fazer uma nova tentativa de despoluição do rio Grande.