Rio Tuul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Tuul
Rio Tuul
O Tuul cortando o Parque Nacional Gorkhi-Terelj
Comprimento 704 km
Nascente Montanhas Khentii
Foz Rio Orkhon
Área da bacia 49 840 km²
País(es) Mongólia Mongólia
País da
bacia hidrográfica
Mongólia Mongólia
Coordenadas 48° 56' 53" N 104° 47' 55" E
Cidade do Ulaanbaatar do cruzamento de rio de Tuul.

O rio Tuul (em mongol: Туул гол, tuul significa "para percorrer"; em fontes mais antigas Tola) é um rio que corta o centro e norte da Mongólia, considerado sagrado pelos mongóis.

Características e História[editar | editar código-fonte]

Possui 704 km de extensão e sua bacia possui 49 840 km². O rio é chamado "Rio Duluo" no Suishu (Livro de Sui), uma obra histórica chinesa concluída em 636. A História Secreta dos Mongóis, de 1240, frequentemente menciona a "floresta negra do rio Tuul" como local onde o palácio de Wang Khan estava localizado (Genghis Khan o visitava frequentemente e posteriormente tornou seu dono). O Tuul é geralmente chamado Khatan Tuul ou Rainha Tuul, similar ao Rio Onon, que é chamado Onon Khatan Ijii ou Rainha-mãe Onon.

Originário da Reserva natural Khan-Khentein-Nuruu nos Montanhas Khentii, o rio Tull atravessa a parte sul da capital da Mongólia, Ulan Bator. É um afluente do Rio Orkhon, que deságua no rio Selenga, que por sua vez flui para Rússia e Lago Baikal. O rio Tuul também corre pelo Parque Nacional Khustain Nuruu. Fica congelado de meados de novembro a meados de abril. Florestas de salgueiro crescem ao longo do rio Tuul. O rio é o lar de espécies ameaçadas de esturjão.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

O rio está sofrendo com a poluição, parte causada pela instalação da estação de tratamento de esgotos de Ulan Bator, e parte pela poluição de minerais pesados ​​e sedimentação causada por mineração de ouro no distrito de Zaamar. Além disso, a chegada constante de pessoas para se instalar perto do rio pode estar causando uma degradação da qualidade da água.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • UNESCO paper sobre o uso da água na Mongólia, incluindo informações sobre o rio Tuul
  • Análise científica do fluxo do rio Tuul River (PDF format)
  • Report Sobre os efeitos da mineração de ouro no rio Tuul
  • Relatório de investidores sobre os depósitos de ouro na bacia do rio Tuul
  • Fotos do rio Tuul
  • Relatório sobre problemas ambientais no Parque Nacional Hustai e vale do rio Tuul