Riverdale (4.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Riverdale (4ª temporada)
Pôster promocional da temporada.
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
de episódios 10
Exibição
Emissora
original
The CW
Exibição
original
9 de outubro de 2019 (2019-10-09) – presente
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
3ª temporada
Lista de episódios de Riverdale

A quarta temporada de Riverdale, uma série de televisão americana baseada nos personagens da Archie Comics, foi renovada em 31 de janeiro de 2019 e estreou na The CW em 9 de outubro de 2019 e será composta por 22 episódios.[1][2] A temporada é produzida pela Berlanti Productions, Archie Comics, Warner Bros. Television e CBS Television Studios com Roberto Aguirre-Sacasa servindo como showrunner.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Recorrente[editar | editar código-fonte]

  • Martin Cummins como Tom Keller
  • Robin Givens como Sierra McCoy
  • Nathalie Boltt como Penelope Blossom
  • Molly Ringwald como Mary Andrews
  • Trinity Likins como Jellybean Jones
  • Chad Michael Murray como Edgar Evernever
  • Eli Goree como Mad Dog
  • Wyatt Nash como Charles Smith[3]
  • Sam Witwer como Sr. Chipping[4]
  • Juan Riedinger como Dodger[5]
  • Mishel Prada como Hermosa[6]

Convidados[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 31 de janeiro de 2019, foi anunciada a renovação da série para a quarta temporada.[7] As filmagens da temporada começaram em 08 de julho de 2019 e tem término em 4 de abril de 2020.[8] Em 25 de julho 2019, anunciou-se que a temporada iria ter o seu primeiro episódio de Halloween.[9] Em 15 de maio de 2019, foi anunciado que Wyatt Nash, que interpretou Charles Smith na terceira temporada como convidado, aparecerá na temporada como personagem recorrente.[3] Em 21 de julho de 2019, foi anunciado que Shannen Doherty apareceria como convidada, no episódio de homenagem a Luke Perry.[10] Em 30 de julho de 2019, foi anunciado que Sam Witwer se juntou ao elenco como personagem recorrente, interpretando Mr. Chipping, professor de Jughead.[4] Em 19 de agosto de 2019, foi anunciado que Juan Riedinger se juntou ao elenco como Dodger, o próximo inimigo de Archie.[5] Em 5 de setembro de 2019, foi anunciado que Mishel Prada se juntaria ao elenco como Hermosa, uma investigadora particular e meia-irmã de Veronica.[6]

Episódios[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalAudiência
(milhões)
581 "Chapter Fifty-Eight: In Memoriam"
"(Capítulo Cinquenta e Oito: Em Memória)"
Gabriel CorreaRoberto Aguirre-Sacasa9 de outubro de 2019 (2019-10-09)1.14[11]
Enquanto a cidade se prepara para o primeiro desfile do Dia da Independência desde a morte de Jason Blossom, Archie descobre que seu pai havia sido morto em um atropelamento em uma cidade chamada Cherry Creek, no caminho de volta para Riverdale. A funerária da cidade notifica Archie e sua mãe de que eles não poderão transportar o corpo de Fred de Cherry Creek até depois do feriado, o que Archie considera perturbador. Então, ele pede a Veronica, Betty e Jughead que o acompanhem para trazer seu pai para casa. Enquanto estava em Cherry Creek, a turma é apresentada a uma mulher (Shannen Doherty) enquanto recuperava o caminhão de Fred - e logo percebeu que Fred havia morrido salvando sua vida, enquanto a empurrava a mulher para fora do caminho enquanto um carro em movimento corria para ela. Todos compartilham uma oração e deixam flores na beira da estrada em memória de Fred. Enquanto a turma se senta para almoçar, F.P. liga para Archie e diz que eles pegaram o homem responsável pela morte de seu pai. Irritado, Archie abandona os outros na lanchonete e vai para a casa do homem. Ao chegar, fica sabendo que o homem estava protegendo seu filho mais novo, pois ele pegou o carro quando não deveria e matou Fred. Archie perdoou ele e seu filho. Quando o grupo chega a Riverdale, eles recebem uma manifestação em homenagem a Fred, organizada por Cheryl e Toni. Logo depois, o funeral de Fred acontece enquanto a cidade ainda está sofrendo. Após o culto, Archie e seus colegas acendem fogos de artifício em seu quintal em lembrança de seu pai. 
592 "Chapter Fifty-Nine: Fast Times at Riverdale High"
"(Capítulo Cinquenta e Nove: Tempos Rápidos em Riverdale High)"
Pamela RomanowskyMichael Grassi & Will Ewing16 de outubro de 2019 (2019-10-16)0.80[12]
No primeiro dia do último ano, o grupo encontra algumas surpresas. Veronica luta com os paparazzi, Betty lida com Kevin depois de sua afiliação à Fazenda, e Jughead recebe uma posição no prestigiado Stonewall Prep, que ele recusa. Enquanto isso, o novo diretor da escola, o Sr. Honey, cancela a op baile de boas-vindas devido aos assassinatos que ocorreram no baile de formatura. Chateada, Cheryl dá uma festa na Thistle House. Betty descobre que Kevin ainda está conversando com Fangs, que está lhe fornecendo informações sobre a Fazenda e como Kevin pode provar sua lealdade. Sabendo que Kevin ainda está com lavagem cerebral, Betty e Charles o ajudam a se recuperar, o que realmente permite que Kevin induza Fangs a dizer onde a fazenda foi realocada. Archie testemunha o abuso do pai de Reggie contra Reggie - o que o leva a falar com o Sr. Mantle. Reggie e Archie então decidem quebrar o carro do Sr. Mantle em troca do abuso que ele infligiu a Reggie. Betty incentiva Jughead a ir para Stonewall Prep, o que ele agradece. Depois que FP fala sobre seu orgulho pela aceitação de Jughead na escola, um sinistro flash-forward mostra a cidade procurando desesperadamente por um Jughead desaparecido durante as férias de primavera. 
603 "Chapter Sixty: Dog Day Afternoon"
"(Capítulo Sessenta: Dia do Cão à Tarde)"
Greg SmithAce Hasan & Greg Murray23 de outubro de 2019 (2019-10-23)0,87[13]
Quando Jughead se instala em Stonewall Prep, ele desenvolve um relacionamento hostil com seu colega de quarto, Bret. Jughead também se reconcilia com Moose, que é outro colega de quarto dele, agora passando por "Marmaduke". Enquanto isso, Cheryl lida com ter que esconder o corpo de Jason quando Toni contrata uma assistente para ajudar sua avó Rose. Quando Cheryl está conversando com Jason no porão, Toni encontra eles. Em outros lugares, Archie luta com a arrecadação de US$ 40.000 para ajudar a reformar a academia para que ela possa ser transformada em um centro comunitário. Veronica é capaz de reunir algum dinheiro para ajudá-lo, enquanto no processo de mudar seu nome para abandonar o sobrenome de Lodge. Durante todo o tempo, Betty e Charles trabalham na recuperação segura dos membros da Fazenda. Edgar pede dinheiro, comida, passaporte e um ônibus, que Betty pode receber para se infiltrar no motel onde o culto se mudou. Enquanto estava lá, Evelyn derruba Betty inconsciente. Betty depois acorda amarrada a uma cadeira ao lado de Alice em um quarto de motel, e elas conseguem escapar - deixando Evelyn inconsciente. As duas tentam embarcar todos os membros no ônibus. Alice segue Edgar até o telhado do motel, onde ele "se eleva" depois que Alice o mata fatalmente. Quando Betty voltou para casa, ela e Jughead se deparam com um toque da campainha, para revelar uma fita de vídeo na porta. 
614 "Chapter Sixty-One: Halloween"
"(Capítulo Sessenta e Um: Halloween)"
Erin FeeleyJanine Salinas Schoenberg30 de outubro de 2019 (2019-10-30)0,74[14]
Na véspera do Dia das Bruxas, as famílias de Riverdale recebem vídeos de suas casas sendo assistidas por horas e horas. Quando o Halloween se aproxima, Cheryl e Toni re-enterram o corpo de Jason, mas Cheryl está preocupada com o fantasma de Jason agora assombrar Thistlehouse. Depois de uma sessão na capela Blossom, Nana Rose revela que Cheryl deveria ter um segundo irmão chamado Julian, mas ela o absorveu antes do nascimento. Enquanto isso, na Stonewall Prep, os colegas de classe de Jughead o travam e o trancam em um caixão no escritório do Sr. Chipping na noite de Halloween. Em outros lugares, Archie e Munroe fazem uma festa de Halloween para as crianças da comunidade, a fim de manter Dodger longe, mas a festa termina em Dodger atirando em uma das crianças que participaram da festa. Veronica afasta um paciente que escapou de Shady Grove, enquanto ele se apresenta como outro homem e tenta assassiná-la no mundo da fantasia. Betty e Jellybean, enquanto estão em casa, recebem telefonemas de alguém que afirma ser o Capuz Negro. Quando Charles rastreia os telefonemas, Betty descobre que eles são de Polly. Um flash-forward de fechamento ameaçador mostra F.P. e Betty no escritório do legista identificando o que parece ser o cadáver de Jughead. 
625 "Chapter Sixty-Two: Witness for the Prosecution"
"(Capítulo Sessenta e Dois: Testemunha de Acusação)"
Harry JierjianDevon Turner6 de novembro de 2019 (2019-11-06)0.76[15]
Os julgamentos de Hermoine e Hiram começam, e Veronica está trabalhando duro para provar a inocência de sua mãe. Quando algumas revelações vêm à tona, Veronica é forçada a deixar sua mãe se declarar culpada de seus crimes e subornar o governador a perdoá-la. Veronica conhece sua irmã, Hermosa, que ajudou Hiram a ser libertada - para sua decepção. Na soltura de Hiram, ele diz que estará concorrendo a prefeito. Enquanto isso, Archie e Munroe continuam a afastar Dodger do centro comunitário. Em outros lugares, Betty e Kevin se juntam ao Programa de Treinamento Junior do FBI, onde Betty é incrivelmente bem-sucedida. Betty também é assombrada por seu passado quando se confirma que ela tem os "genes assassinos em série". Jughead, enquanto trabalha na Stonewall Prep, aprende mais sobre os romances dos Irmãos Baxter que ele amava quando criança, e entra em um concurso para se tornar o próximo escritor fantasma da série. Um flash forward revela Archie, Veronica e Betty sendo presas na aula de biologia pelo assassinato de Jughead. 
636 "Chapter Sixty-Three: Hereditary"
"(Capítulo Sessenta e Três: Hereditário)"
Gabriel CorreaJames DeWille13 de novembro de 2019 (2019-11-13)0.82[16]
Archie continua tirando crianças das ruas, apesar das ameaças de Dodger. Com os pais de Veronica fora da cadeia, ela não quer nada com Hermosa e Hiram. Hiram e Hermione dormem juntos, levando-os a renovar seus votos, dos quais Veronica reluta em participar. Jughead encontra provas de que seu avô escreveu o primeiro Livro dos Irmãos Baxter, que o escritor original nega. Depois de pedir a ajuda de Chipping na investigação, Chipping pede desculpas a Jughead e mergulha pela janela de seu escritório. Cheryl e Toni tentam expulsar o espírito de Julian de Thistlehouse com uma interrupção da tia Cricket e do tio Bedford de Cheryl, que querem que ela assine os negócios da família. Mais tarde, o tio Bedford ganha acesso à capela para encontrar o corpo de Jason, e declara Cheryl doente e a prende contra a parede. Toni então o mata com um castiçal. Betty lida com a prova da confiança de Charles em sua família. Ela visita Chic, e Chic mente e diz que Charles matou alguém. Chic diz às autoridades que Alice assassinou um homem, liderando F.P. e Charles para remover qualquer prova, provando sua confiança em Betty. Charles visita Chic, e fica claro que eles são amantes e estão trabalhando no fim da família Cooper. 
647 "Chapter Sixty-Four: The Ice Storm"
"(Capítulo Sessenta e Quatro: A Tempestade de Gelo)"
Alex PillaiArabella Anderson20 de novembro de 2019 (2019-11-20)0.74[17]
Betty e Jughead investigam a morte de Chipping enquanto permanecem no campus de Stonewall Prep durante uma tempestade de gelo. Com o Dia de Ação de Graças a caminho, Archie e Veronica planejam realizar um jantar de Ação de Graças no centro comunitário, que Hiram descarta como o novo prefeito de Riverdale. Enquanto se preparava para o jantar de Ação de Graças, a família de Dodger ataca o centro comunitário para matar Archie por vingança, acreditando que ele havia machucado Dodger. As coisas aumentam rapidamente, mas quando Archie está prestes a ser morto, uma explosão ocorre com um dos pratos, levando Mary a pedir que eles saiam. Alice e F.P. decidem que querem jantar no Peru no Dia de Ação de Graças e se juntam a Hiram e Hermione, que termina em uma briga entre Hiram e F.P. em Le Bonne Nuit. Enquanto Cheryl e Toni estão tentando encobrir o assassinato de Bedford, a tia Cricket de Cheryl não para de persegui-los. Eles a convidam para jantar e a levam a acreditar que a carne que ela está comendo é o corpo de Bedford, quando na verdade era apenas uma distração para que eles pudessem jogar o corpo de Bedford no rio Sweetwater antes que congelasse. Archie dedica o centro comunitário ao legado de Fred enquanto a cidade assiste. 
658 "Chapter Sixty-Five: In Treatment"
"(Capítulo Sessenta e Cinco: Em tratamento)"
Michael GoiRoberto Aguirre-Sacasa4 de dezembro de 2019 (2019-12-04)0.69[18]
Mais fitas de vídeo aparecem nas portas de Riverdale. Betty descobre que ela não entra em Yale e Alice afirma que é por causa de sua atividade sexual. Depois de uma sessão com Burble, a orientadora Betty e sua mãe discutem e Alice revela que Betty é seu filho favorito e é por isso que ela exerce tanta pressão sobre ela, apesar de às vezes negligenciar Betty. Archie e Burble discutem os negócios de Archie como um vigilante para manter Dodger fora das ruas, e ela pede que ele tome cuidado. Archie decide se mudar para que sua mãe não seja mais prejudicada por suas batalhas. Cheryl perde a liderança dos Vixens devido ao seu delicado estado mental. Após o encontro com Burble, eles discutem como Cheryl pode encontrar melhores meios para lidar com seu trauma e que o fantasma de Julian não está assombrando Thistle House, porque Cheryl não absorveu seu feto. Enquanto isso, Veronica recebe uma aceitação de Harvard, mas descobre que Hiram teve influência na aceitação. Burble aconselha que ela não se associe mais a Hiram devido a seu mau relacionamento. Jughead ainda não enviou nenhuma inscrição para a faculdade devido à sua agenda cheia. Ele é aconselhado a receber recomendações da equipe da Riverdale para complementar melhor suas solicitações. Quando Betty e Jughead voltam para casa, eles reúnem os assassinatos disfarçados de suicídios que aconteceram aos membros da sociedade secreta da qual Chipping fazia parte. Um flashforward mostra Archie, Betty e Veronica sendo levados sob custódia na delegacia pelo assassinato de Jughead, como Bret diz à FP que os viu matar Jughead. 
669 "Chapter Sixty-Six: Tangerine"
"(Capítulo Sessenta e Seis: Tangerina)"
Gabriel CorreaRoberto Aguirre-Sacasa11 de dezembro de 2019 (2019-12-11)0,73[19]
Depois de receber um telefonema, Polly ataca uma enfermeira de Shady Grove chamada Betty. Alice tenta esfaquear Betty com uma faca, também depois de receber um telefonema. Betty descobre que Evelyn estava fazendo ligações da prisão e usando uma palavra de gatilho para iniciar ataques a Dark Betty. Betty tenta remover seu lado sombrio antes de nascer, mas falha. FP é baleado por Dodger na casa de Pop, e Archie luta com Dodger em um beco, quase o matando, apesar da família estar no processo de fugir da cidade. Archie conhece seu tio no centro comunitário. Veronica convida sua Abuelita para a cidade para lhe contar como o pai a está tratando e para obter a receita de rum da família, embora Hiram afirme que a patenteou. Jughead é premiado com o contrato da Baxter Brothers, que o leva a localizar seu avô. Seu avô diz que Dupont assumiu legalmente a redação do livro depois que ele deixou a Stonewall Prep. Jughead volta mais tarde e descobre que seu avô se foi. Ele então retorna para Stonewall Prep e é introduzido na Sociedade Quill & Skull. Enquanto isso, Cheryl atrai Penelope para fora dos muros de Thistlehouse, onde ela está hospedada. Ela coloca Penelope em julgamento por dar gás a ela, tentativa de assassinato de seus amigos e assassinato de vários indivíduos. Ela bane Penelope para o bunker de Dilton e decide dar uma despedida final a Jason por meio de um funeral nórdico no rio Sweetwater com Toni, Archie, Veronica, Betty e Jughead presentes. Um flash forward é mostrado indicando que Betty matou Jughead com uma pedra. 
6710 "Chapter Sixty-Seven: Varsity Blues" Roxanne BenjaminAaron Allen22 de janeiro de 2020 (2020-01-22)0.79[20]
6811 "Chapter Sixty-Eight: Quiz Show"[21] Chell StephenTed Sullivan29 de janeiro de 2020 (2020-01-29)ASD
6912 "Chapter Sixty-Nine: Men of Honor"[22] Catriona McKenzieAriana Jackson5 de fevereiro de 2020 (2020-02-05)ASD
Este episódio é um crossover com Katy Keene 
7013 "Chapter Seventy: The Ides of March"[23] Claudia YarmyChrissy Maroon & Evan Kyle12 de fevereiro de 2020 (2020-02-12)ASD

Referências

  1. Petski, Denise (17 de junho de 2019). «The CW Sets Fall Premiere Dates: 'Batwoman', 'Supergirl', 'The Flash', 'Nancy Drew', More». Deadline Hollywood (em inglês). Consultado em 12 de outubro de 2019 
  2. Zalben, Alex (16 de maio de 2019). «Don't Expect a 'Riverdale' and 'Katy Keene' Crossover... Yet». Decider (em inglês). Consultado em 22 de junho de 2019 
  3. a b Pedersen, Erik (15 de maio de 2019). «'Riverdale': Wyatt Nash To Recur As FBI Agent With Ties To The Town». Deadline (em inglês). Consultado em 12 de outubro de 2019 
  4. a b Nemetz, Dave (30 de julho de 2019). «Riverdale Taps Supergirl's Sam Witwer to Play Jughead's Prep School Teacher». TVLine (em inglês). Consultado em 12 de outubro de 2019 
  5. a b D'Alessandro, Anthony (19 de agosto de 2019). «Juan Riedinger Heads To 'Riverdale' As Archie's Nemesis». Deadline (em inglês). Consultado em 12 de outubro de 2019 
  6. a b Porter, Rick (5 de setembro de 2019). «Mishel Prada will recur on the CW series as a private investigator.». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 12 de outubro de 2019 
  7. Goldberg, Lesley (31 de janeiro de 2019). «CW Renews 'The Flash,' 'Charmed,' 'Riverdale,' 'Supernatural,' 6 More». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 12 de outubro de 2019 
  8. Gittins, Susan (4 de junho de 2019). «SEASON 4: RIVERDALE Starts Filming New Season in Vancouver in Early July». Hollywood North (em inglés). Consultado em 12 de outubro de 2019 
  9. Houghton, Rianne; Patel, Tanavi (25 de julho de 2019). «Riverdale star confirms season 4 Halloween episode – and believes "someone will die in it"». Digital Spy (em inglês). Consultado em 12 de outubro de 2019 
  10. Thorne, Will (21 de julho de 2019). «Shannen Doherty Joins 'Riverdale' Season 4 in Luke Perry Tribute». Variety (em inglês). Consultado em 12 de outubro de 2019 
  11. Welch, Alex (10 de outubro de 2019). «'Survivor' and 'S.W.A.T.' adjust up, 'SEAL Team' and 'Almost Family' adjust down: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 10 de outubro de 2019 
  12. Welch, Alex (17 de outubro de 2019). «'Chicago Med,' 'The Masked Singer' adjust up, 'SEAL Team,' 'Chicago P.D.,' 'Almost Family' adjust down: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 18 de outubro de 2019 
  13. Welch, Alex (24 de outubro de 2019). «'SEAL Team' adjusts down: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 24 de outubro de 2019 
  14. Welch, Alex (31 de outubro de 2019). «World Series, 'Survivor,' 'Chicago Fire' adjust up, 'Single Parents,' 'SEAL Team' adjust down: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 3 de novembro de 2019 
  15. Welch, Alex (7 de novembro de 2019). «'Chicago Fire' adjusts up, 'Nancy Drew' adjusts down: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 11 de novembro de 2019 
  16. Welch, Alex (14 de novembro de 2019). «'Survivor,' 'The Masked Singer,' all others hold: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 14 de janeiro de 2020 
  17. Welch, Alex (21 de novembro de 2019). «'Chicago Med,' 'Survivor,' everything else unchanged: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 14 de janeiro de 2020 
  18. Rejent, Joseph (6 de dezembro de 2019). «'The Moodys' adjusts up: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 14 de janeiro de 2020 
  19. Welch, Alex (12 de dezembro de 2019). «'Nancy Drew' adjusts down: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 14 de janeiro de 2020 
  20. Welch, Alex (24 de janeiro de 2020). «'Chicago Med,' 'Criminal Minds,' all others hold: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 24 de janeiro de 2020 
  21. «(#411) "Chapter Sixty-Eight: Quiz Show"». The Futon Critic. Consultado em 14 de janeiro de 2020 
  22. «(#412) "Chapter Sixty-Nine: Men of Honor"». The Futon Critic. Consultado em 20 de janeiro de 2020 
  23. «(#413) "Chapter Seventy: The Ides of March"». The Futon Critic. Consultado em 23 de janeiro de 2020