Roseta (cidade)

Roseta (em árabe: رشيد, transl. Rashid) é uma cidade da província egípcia de Al-Buhaira, localizada a 65 km a leste de Alexandria, nas . Foi fundada por volta do ano 800. É um porto no mar Mediterrâneo.
Com o declínio de Alexandria após a conquista otomana do Egito no século XVI, a cidade de Roseta teve uma expansão, sofrendo um declínio após a recuperação de Alexandria. Durante o século XIX, era um local muito frequentado por turistas britânicos, conhecido por suas charmosas mansões otomanas, vias arborizadas e por sua limpeza.
Atualmente é mais conhecida por ser o lugar onde foi encontrada a Pedra de Roseta, descoberta pelo exército francês sob o comando de Napoleão, em 1799.
A cidade tinha uma população de 51 789 habitantes em 1986, e 68 947 em 2006.[1]
História[editar | editar código-fonte]
A cidade de Roseta é a representante moderna da antiga Bolbitine, que ficava um pouco mais ao norte. Na Idade Média, Roseta era um lugar de considerável importância comercial, e continuou a florescer até que a construção do Canal de Mahmudiyeh e a melhoria do porto de Alexandria desviaram a maior parte do comércio para a última.
Referências
Fontes[editar | editar código-fonte]
- "Rosetta," Encyclopaedia Britannica, Chicago, 1983.