Rua Marquês de Itu (São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rua Marquês de Itu (São Paulo)
Rua Marquês de Itu (São Paulo)
Rua Marquês de Itu, no cruzamento com a rua Rêgo Freitas
Extensão 1000
Início Praça da República (São Paulo)
Subprefeitura(s)
Bairro(s) Vila Buarque e Higienópolis
Fim Rua Martim Francisco, 822

Rua Marquês de Itu é uma rua da cidade de São Paulo, localizada nos bairros de Vila Buarque e Higienópolis, no Distrito da Sé, subdistritos da República e Consolação. Tem início na Praça da República, próximo a estação República do Metrô e término na rua Martim Francisco em Higienópolis. É uma via de sentido único, próximo a Santa Casa de Misericórida de São Paulo. É uma das ruas temáticas da cidade de São Paulo, abrigando diversas lojas especializadas em artes plásticas.

História[editar | editar código-fonte]

Tem origem no final do século XIX quando aparece em um mapa de Gomes Cardim de 1897 e foi reafirmada no início do século XX, quando a Prefeitura de São Paulo reconheceu todos os logradouros apontados em um mapa da cidade em 1913, criado pelos engenheiros F. Costa e A. Cococi. Assim, através do ato nº 671 de 14/03/1914,[1] o então prefeito Washington Luís decretou a rua Marquês de Itu como oficial. Na época, a rua cruzava a propriedade do Dr. Rego Freitas, antiga Chácara Marechal Arouche Rendon[2].

Seu nome é uma homenagem ao Marquês de Itu, notável fazendeiro paulista e ex-presidente da província de São Paulo (nomenclatura utilizada na época do Império).

Comércio[editar | editar código-fonte]

A rua Marquês de Itu é conhecida por concentrar em seu percurso diversas lojas especializadas em artes plásticas. Atualmente, é comum encontrar lojas específicas para molduras, cavaletes, tintas, materiais para esculpir, entre outros[3]. É também na mesma rua que fica uma das sedes da SP Escola de Teatro, instituição ligada a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo que oferece cursos gratuitos[4].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «História das Ruas de São Paulo - Século XX». Arquivo Histórico de São Paulo. Consultado em 28 de setembro de 2016 
  2. HOMEM, Maria Cecília Naclério (1981). Higienópolis - grandeza e decadência de um bairro paulistano. São Paulo: Arquivo Histórico 
  3. «Ruas de comércio especializado». www.cidadedesaopaulo.com. Consultado em 28 de setembro de 2016 
  4. «Portal SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco». www.spescoladeteatro.org.br. Consultado em 28 de setembro de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.