Saltar para o conteúdo

Rua Sete de Setembro (Rio de Janeiro): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 19: Linha 19:


{{semiw}}
{{semiw}}


oiiiiiiiiiii
==
== Texto de cabeçalho ==
[[Media:<math>Example.ogg</math><nowiki><nowiki>Inserir texto não-formatado aqui</nowiki></nowiki>]] ==

Revisão das 14h45min de 12 de abril de 2009

A rua Sete de Setembro é um logradouro no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro.

Originalmente ligava a antiga praça da Constituição (atual praça Tiradentes) à rua do Carmo, sendo então denominada como rua do Cano, uma vez que nela passava o encanamento que, vindo do Chafariz do Largo da Carioca, trazia a água para o Chafariz do Largo do Paço.

Foi denominada ainda como rua de Trás de São Francisco de Paula, pois a Igreja da Ordem Terceira do santo deste nome, fica de fundos para esta rua.

Em 1857 quando fizeram um passadiço elevado para ligar o antigo Convento do Carmo e o Paço da Cidade, com a então Capela Imperial (atual Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé) foi efetuado o seu prolongamento até à então rua Direita (hoje rua Primeiro de Março), ligando a partir desta época as atuais Praça XV e Praça Tiradentes.

Em 1877 quando foi feita a renumeração dos imovéis da cidade, já era uma rua mista, comercial e residencial, com 100 prédios térreos e 94 sobrados.

Atualmente constitui-se em uma rua praticamente de pedestres, repleta de edificações comerciais e bancárias.

  • CAVALCANTI, J. Cruvello. Nova Numeração dos Prédios da Cidade do Rio de Janeiro (Coleção Memória do Rio 6-I). Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade, s.d..
Ícone de esboço Este artigo sobre urbanismo, planejamento e estudos urbanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



oiiiiiiiiiii ==

Texto de cabeçalho

[[Media:<nowiki>Inserir texto não-formatado aqui</nowiki>]] ==