Rudi Carrell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rudi Carrell
Rudi Carrell zwart wit.jpg, Rudi Carrell (1980).jpg, Rudi Carrell 1976.jpg
Nascimento 19 de dezembro de 1934
Alkmaar
Morte 7 de julho de 2006 (71 anos)
Bremen
Cidadania Reino dos Países Baixos
Progenitores Pai:André Carrell
Ocupação cantor, apresentador de televisão, criador de programas, produtor cinematográfico, ator de cinema, apresentador, ator de televisão, diretor de cinema, roteirista
Prêmios Goldene Kamera, Cruz de Oficial da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha, Romy
Empregador Radio Bremen
Causa da morte câncer de pulmão

Rudi Carrell é o nome artístico de Rudolf Wijbrand Kesselaar (Alkmaar, Países Baixos, 19 de dezembro de 1934Bremen, Alemanha, 7 de julho de 2006) foi um artista, ator e cantor holandês.

Ele trabalhou como artista de televisão, tendo apresentado um show com o seu nome. O Rudi Carrell Show rodou primeiro nos Países Baixos e depois na Alemanha durante anos. Carrell também foi um cantor com uma série de sucessos, e atuou em vários filmes

Festival Eurovisão da Canção[editar | editar código-fonte]

Ele representou os Países Baixos no Festival Eurovisão da Canção 1960 cantando o tema "Wat een geluk" ("Que sorte"). Apesar do título não foi muito sortudo, pois terminou em 12.º lugar (entre 13 participantes), tendo obtido apenas 2 pontos. ..

Rudi Carrell Show[editar | editar código-fonte]

O "Rudi Carrell Show" foi um enorme sucesso na Alemanha de 1960 a 1990. O show contou com um conceito semelhante ao "Star Search" ou "Pop Idol" e trouxe muitas bem conhecidas estrelas da música pop alemã e atores de destaque, tais como Alexis ou Mark Keller. Ele também apresentava esquetes cómicos.

O seu programa também foi muito popular em países de língua não alemã, como a Eslovénia . No meio, ele recebeu outros programas populares, como "Am laufenden Band", "Rudis Tagesshow", "Herzblatt", "Die Sieben verflixte" e "Tage 7, 7 Köpfe".

Humor controverso[editar | editar código-fonte]

Em 1987, ficou famoso por ter causado uma crise diplomática entre a Alemanha e o Irão , com um desenho em que as mulheres usando véus, lançavam as suas roupas íntimas em alguém vestido como o líder supremo do Irão ayatollah Khomeini . O governo iraniano respondeu pela expulsão de dois diplomatas alemães e fechando o Instituto Goethe, em Teerão . Outro desenho controverso mostrava o então chanceler Helmut Kohl e outros políticos alemães de destaque, aparentemente, convivendo com prostitutas.

Morte[editar | editar código-fonte]

Numa entrevista em novembro de 2005, o artista confirmou à revista Bunte, que ele estava sofrendo de câncer/cancro de pulmão . Ele faleceu em 7 de julho de 2006, aos 71 anos.

Bibliografia sobre Rudi Carrell[editar | editar código-fonte]

  • Rudi Carrell, Gib mir mein Fahrrad wieder, Wenen/München/Zürich/Innsbruck 1979.
  • Ingo Schiweck (Red.), "Laß dich überraschen ..." Niederländische Unterhaltungskünstler in Deutschland nach 1945, Münster 2005.
  • Susanne Schult, Rudi Carrell. Das Image eines Stars in der Geschichte des deutschen Fernsehens, Osnabrück 2000.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Rudi Carrell
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.