Rufiniana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rufiniana (em grego: Ρουφινιάνα; romaniz.:Roufiniana[1]) é uma localidade no Reno Superior, citada pelo astrônomo, historiador e geógrafo Ptolomeu em ca. 150 em sua Geografia (em grego: Γεογραφίκη; romaniz.:Geographíka) como acampamento dos Nêmetes na província romana da Germânia Superior. Os historiadores a localizam geralmente na área entre Speyer e Worms, com uma estação alfandegária romana.

Sua localização mais provável é Eisenberg no Palatinado, onde diversos vestígios indicam a existência de uma forte presença e colonização romana, como uma estrada romana, um vico comercial e mais recentes escavações. A extração de minério de ferro de minérios da Floresta do Palatinado é comprovada.

Alguns pesquisadores localizam Rufiniana na proximidade de Ludwigshafen am Rhein, no distrito atual de Rheingönheim, ao passo que uma identificação isolada com Rouffach (em alemão: Rufach) na Alsácia leva a algumas contradições.[2]

Referências

  1. H. Bender: Map 12: Mogontiacum-Reginum-Lauriacum. In: Barrington Atlas of the Greek and Roman World. 1996. (PDF; 225 kB)
  2. en:Nemetes: "Ptolemy is mistaken in attributing it to the Nemetes, for Rouffach is far to the south in Rauracan territory."

Ligações externas[editar | editar código-fonte]