Saltar para o conteúdo

Ruy Muniz: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 4: Linha 4:
|nome =Ruy Muniz|imagem =ruymuniz.jpg
|nome =Ruy Muniz|imagem =ruymuniz.jpg
|imagem_tamanho =180px
|imagem_tamanho =180px
|imagem_legenda =Foto: Ruy Muniz, Janeiro de 2007
|imagem_legenda =Foto: Ruy Muniz, Janeiro de 2007 picareta
|data_nascimento ={{dnibr|2|5|1960}}
|data_nascimento ={{dnibr|2|5|1960}}
|local_nascimento=[[Montes Claros|Montes Claros-MG]]
|local_nascimento=[[Montes Claros|Montes Claros-MG]]

Revisão das 16h44min de 14 de agosto de 2013

Ruy Muniz
Ruy Muniz
Foto: Ruy Muniz, Janeiro de 2007 picareta
Deputado estadual de  Minas Gerais
Período 2007 a 2011 (16ª Legislatura).
Vereador de Montes Claros
Período 2005 a 2006
Dados pessoais
Nascimento 2 de maio de 1960 (64 anos)
Montes Claros-MG
Cônjuge Tânia Raquel de Queiroz Muniz
Partido PRB
Profissão professor, médico e empresário

Ruy Adriano Borges Muniz(Montes Claros-MG, 2 de maio de 1960, é um professor, médico, empresário e político brasileiro[1].Marido de Raquel Muniz e pai de 4 filhos.

Entrou para a história política de Montes Claros ao conseguir 4.026 votos nas eleições de 2004[2].

Além disso, Ruy Muniz é presidente de honra da Associação Educativa do Brasil (Soebras), que mantém 35 escolas da educação básica ao ensino superior em oito cidades mineiras e em Brasília (DF). A Soebras também assumiu a gestão em Belo Horizonte da Escola de Engenharia Kennedy, da Faculdade Infórium de Tecnologia, da Fundação Hilton Rocha e do Sistema Promove de Ensino.


Cronologia de Ruy Muniz

1960 – Filho de Sebastião Muniz e Januária Borges, Ruy Muniz nasceu em Montes Claros no dia 2 de maio.

1978 – Inicia sua carreira de professor aos 18 anos de idade.

1980 – Aos 20 anos, Ruy Muniz iniciou sua carreira na política no Diretório Acadêmico Mário Ribeiro da Faculdade de Medicina da Unimontes e no DCE.

1981 – Fundou a sua primeira escola, o Sistema INDYU de Ensino.

1982 – Nesse ano, para garantir a existência e fortalecimento do Partido dos Trabalhadores na região, lançou-se candidato à prefeito pelo PT e, mesmo derrotado, as aspirações políticas continuaram latentes em sua trajetória.

1986 – Ruy Muniz assume a direção do Instituto Norte Mineiro de Educação. Paralelamente, lançou-se candidato a deputado estadual, mas os poucos recursos de que dispunha para enfrentar a disputa eleitoral não foram suficientes para garantir sua vitória.

1987 - Ruy Muniz (DEM) começa a adquirir seu patrimônio em um assalto ao [[Banco do Brasil[], em Belo Horizonte. Teria sido o primeiro dinheiro ilícito adquirido por ele em sua carreira. Então estudante, Muniz e seu comparsa, Setembrino Lopes, arquitetaram um golpe que resultou no desfalque de R$ 1 milhão dos cofres públicos. Ele ficou pouco mais de um ano preso.

1988 - Ruy Muniz é investigado por rombo de R$ 100 milhões. Segundo reportagem do jornal O TEMPO, Muniz é suspeito de ter montado um esquema criminoso que utiliza da filantropia em benefício próprio e de familiares. Em sigilo, a Polícia Federal (PF), a Receita Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Controladoria Geral da União (CGU) fizeram uma devassa nas empresas do deputado. Todas as investigações foram baseadas em auditorias realizadas pelo INSS na Soebras. Os relatórios da Previdência e os inquéritos da PF mostram que Muniz utilizava a entidade filantrópica para sonegar impostos, desviar recursos públicos, fraudar licitações e cometer crimes eleitorais. Responde por meio de suas empresas a mais de 200 processos judiciais e é investigado em cinco inquéritos da PF - sendo que em um deles já foi indiciado.

O TEMPO teve acesso a documentos das investigações que mostram fortes indícios de envolvimento de Muniz. O esquema que ele teria montado tem ramificações em 22 Estados e tem como eixo a Associação Educativa do Brasil (Soebras). A entidade é filantrópica e mantém filiais espalhadas pelo país. Entre as instituições pertencentes à Soebras estão o Promove, a faculdade Kennedy e o Instituto Hilton Rocha.

1989 - Muniz é alvo da Polícia Federal, Controladoria Geral da União e INSS

1990 a 1994 – Implanta o ensino superior privado no Norte de Minas

1997 – Integrou-se à direção da Soebras – Associação Educativa do Brasil.

2000 – Inaugura o Campus Universitário JK da Funorte em Montes Claros.

2004 – Voltou à militância política e foi eleito o vereador mais votado da história de Montes Claros. Também em outubro de 2004, a Soebras assumiu as Faculdades Kennedy, em Belo Horizonte.

2005 – Assumiu a direção da Fundação Hilton Rocha em Belo Horizonte , maior hospital especializado na área oftalmológica do Brasil. Criou a rede de Pós-Graduação em Odontologia, que está presente em 60 cidades brasileiras.

2006 – Foi candidato a deputado Eetadual e venceu as eleições com quase 50 mil votos em várias cidades do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Assumiu, também, o Grupo Promove, em Belo Horizonte e em Sete Lagoas.

2007 – Assumiu uma cadeira no Legislativo Mineiro, onde desenvolve trabalho inovador e apresenta projetos de interesse da população. Ainda no ano de 2007, assumiu a direção das Faculdades Integradas Unicesp, em Brasília (DF).

2008 – Recebeu em Ouro Preto a Medalha de Honra ao Mérito pelas mãos do governador Aécio Neves. No mesmo ano, candidatou-se a prefeito de Montes Claros e obteve 36 mil votos.

2009 – Foi eleito líder dos Democratas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática.

2010 – Candidatou-se a deputado federal pelo Democratas, obtendo aproximadamente 53 mil votos e ficando na quarta suplência do partido, no ano em que concluiu o mandato de deputado estadual.

2011 - Assumiu a direção da FASI (Faculdade de Saúde Ibituruna). Deixou o Democratas e filiou-se ao partido o qual é o presidente regional, o PRB.

2012 - Passa a ser o diretor da Universidade Santa Úrsula que estava fechada por problemas financeiros, assumindo as dívidas da instituição e prometendo recuperar a universidade em tempo hábil.em outubro de 2012 vence as eleições em montes claros paro o cargo de prefeito contra o deputado estadual Paulo Guedes.

2013 - Usando como testa-de-ferro o médico Rogério Aguiar, sócio do grupo Axial Medicina Diagnóstica, de Belo Horizonte, compra o jornal Hoje em Dia do bispo Edir Macedo.

Referências

  1. «Lista de candidatos a deputado federal». Consultado em 12 de Junho de 2012 
  2. «TRE dá decisão favorável a Ruy Muniz, que assume mandato de vereador já nos próximos dias» (em poirtuguês). 15 de Dezembro de 2005. Consultado em 12 de Junho de 2012 


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.