Universidade Santa Úrsula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Universidade Santa Úrsula
USU
Lema Serviam = Servir
Fundação 20 de março de 1939 (80 anos)
Tipo de instituição Privada
Localização Brasil - Rio de Janeiro, RJ
Chanceler Prof Paulo Alonso
Reitor(a) Marcelle Brandão
Página oficial http://www.usu.br/

A Universidade Santa Úrsula (USU) é uma instituição privada de ensino superior do Brasil, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Localiza-se no tradicional bairro carioca de Botafogo e com uma unidade no bairro Vila da Penha. Foi fundada em 1939 por Alceu Amoroso Lima, um dos maiores pensadores católicos, já falecido. Foi a primeira a abrir vagas para mulheres no Rio.

Em maio de 2019, passou a integrar o Google For Education, através da parceria com a empresa Nuvem Mestra, para capacitar a toda a comunidade acadêmica e administrativa.


Missão e Valores[editar | editar código-fonte]

Missão[editar | editar código-fonte]

Produzir e disseminar conhecimentos nos diversos campos do saber e educar para a liberdade e autonomia, inspirada nos valores cristãos, por meio de uma formação humana e ética, atenta às realidades e complexidade do mundo atual, oferecendo aos seus estudantes formações profissionais inovadoras.

Valores[editar | editar código-fonte]

SERVIAM (Servirei), coerente com o carisma de Santa Ângela de Mérici, fundadora da Congregação Ursulina, como valor central e que norteia os demais valores. QUALIDADE na prestação de serviços. ÉTICA aplicada em todas as relações. RESPEITO à diversidade humana, cultura e natureza. INOVAÇÃO e criatividade subordinadas à ética. DIÁLOGO como principal ferramenta na resolução de conflitos e problemas com vista ao alcance de soluções justas. SUSTENTABILIDADE, no sentido de que todas as ações necessárias à implementação da universidade levem em conta o equilíbrio financeiro, a capacidade gerencial e a responsabilidade socioambiental.


Graduação Presencial[editar | editar código-fonte]


Como chegar à Universidade Santa Úrsula[editar | editar código-fonte]

CAMPUS BOTAFOGO[editar | editar código-fonte]

- ÔNIBUS

- METRÔ: Linhas 1 e 4.

Estação Flamengo: Pegue a saída "Flamengo" e siga na direção sul na Rua Paulo VI. Na rotatória, vá pela primeira saída para a Rua Clarice Índio do Brasil. Continue pela Rua Jornalista Orlando Dantas e no final dela, vire à direita na Rua Farani - Praça Chaim Weizmann. Suba a passarela que dá acesso direto à entrada do campus Botafogo.

UNIDADE VILA DA PENHA[editar | editar código-fonte]

- ÔNIBUS

- METRÔ + ônibus

- BRT

Ligações externas[editar | editar código-fonte]