Faculdades Integradas Hélio Alonso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Faculdades Integradas Hélio Alonso
FACHA
Lema Em todo lugar, tem alguém da FACHA
Fundação 6 de Dezembro de 1971
Tipo de instituição Privada
Localização Rio de Janeiro, RJ
Diretor(a) Paulo Cesar Martinez y Alonso
Vice-diretor(a) Márcia Alonso
Página oficial www.facha.edu.br

A Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) - é uma Instituição de Ensino Superior, privada e filantrópica (sem fins lucrativos), que foi criada em 6 de dezembro de 1971 pelo professor Hélio Alonso. O fundador, falecido aos 86 anos, no dia 26 de março de 2015, é também idealizador do Colégio Hélio Alonso, criado por ele em 1970.

Em meio a uma época de repressão política e censura da imprensa, o professor Hélio Alonso decidiu dar início à primeira faculdade privada de Comunicação Social do Rio de Janeiro. A FACHA começou a funcionar em duas salas alugadas no Colégio Imaculada Conceição, em Botafogo, contando com duzentos alunos em três turnos, onde já mantinha as três opções de habilitação: Jornalismo, Publicidade Propaganda e Relações Públicas. Alguns anos depois, o crescimento da instituição permitiu a formação de mais cinco cursos: Radialismo e Tecnologia em Processamento de Dados em outubro de 1989; Turismo, em agosto de 1975; e Direito em abril de 2007; além do remanejamento de vagas do curso de Comunicação Social para a Unidade Méier, em julho de 1999. Formou-se, assim, a estrutura organizacional das Faculdades Integradas Hélio Alonso.

A instituição conta com Agência de Turismo, Escritório Modelo de Relações Públicas, Agência Fhavo de Publicidade e Núcleo de Prática Jurídica. A faculdade tem atualmente dois campi: Botafogo e Méier.

Organização[editar | editar código-fonte]

  • Direção Geral: Paulo Cesar Martinez y Alonso
  • Vice Direção: Márcia Regina Alonso Pfisterer
  • Gerência Acadêmica: Denise Azeredo
  • Secretaria Geral: Alessandra Moreira das Neves Canha
  • Gerência de Operações do campus méier: Regina Maria Dantas Chaves do Lago
  • Gerência de Operações de Informática: Reginaldo Ferreira Canha Junior

A instituição é dividida nos seguintes departamentos:

Direito - Prof. Eduardo Garcia Ribeiro Lopes Domingues

Cinema e Audiovisual - Prof. Nelson Hoineff

Radialismo - Prof. José Augusto de Almeida Neto

Cursos tecnológios e Administrativos - Prof. Alexandre César Motta

Jornalismo - Prof. Paulo Alonso (Coordenador Geral) e Profª Ivana Gouveia (Coordenador Adjunta)

Publicidade e Propaganda e Relações Públicas - Prof. Romualdo Ayres Costa (Coordenador Adjunto) e Prof. Anderson Ortiz, respectivamente.

Turismo - Prof. Marcelo Tesserolli

Gestão Desportiva - Profª Verônica Perisse Nolasco

Coordenador de TCC - Profª Maria Paulina Gomes

Núcleo de EAD - Profª Adamir Gallignani

Núcleo de Apoio Psicopedagógico - Profª Maria Cristina Chagas Helena

Núcleo de estágios - Luciana de Fátima Gomes

Cursos[editar | editar código-fonte]

Cursos de Pós-Graduação[editar | editar código-fonte]

  • Direito
  • Gestão de Negócios
  • Comunicação e Marketing
  • Arte e Cultura

Cursos de Extensão Facha[editar | editar código-fonte]

A Facha, além dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação, possui Cursos de Extensão para aperfeiçoamento nas áreas de:

Facha Méier: estrutura física[editar | editar código-fonte]

Localizado na Rua Lucídio Lago, número 345, o prédio da Facha Méier tem quatro andares (além do térreo) com 12 salas de aula distribuídas entre eles. Além das salas, possui três laboratórios - dois de redação e um de iMac. São dois estúdios, o de gravação - RTV - e o de rádio, que possui ilhas de edição onde os alunos podem realizar práticas e aprimorar seus conhecimentos. O primeiro andar do prédio é dedicado para a biblioteca, sala de leitura e sala de acervo. Além das salas para alunos, a Facha Méier também possui salas administrativas, como sala de professores e sala do gestor. No térreo encontram-se a central de atendimento, administração, cantina e xerox.

Ex-alunos[editar | editar código-fonte]

Unidades[editar | editar código-fonte]

  • Botafogo

Rua Muniz Barreto, 51 - Botafogo - Rio de Janeiro


  • Méier

Rua Lucídio Lago, 351 - Méier - Rio de Janeiro


O Professor Hélio Alonso[editar | editar código-fonte]

Hélio Alonso nasceu em Niterói, no bairro do Barreto, no dia 08 de setembro de 1928. Cresceu em família humilde, e encontrou o gosto pela leitura nos livros espanhóis e portugueses do pai. Sua família se mudou para Santo Cristo quando Hélio tinha 14 anos de idade, idade em que arrumou seu primeiro emprego datilografando e entregando guias de Imposto Sindical.

Por conta do baixo salário foi trabalhar por um ano na fábrica de tintas Pelican, deixando a função para servir o Exército. Após o tempo de serviço, o jovem Hélio Alonso resolveu cursar prova para o IAPI.

Concluiu o Ensino Fundamental e parou de estudar até os 18 anos, quando cursou simultaneamente faculdades de Direito na Faculdade Nacional de Direito e Letras Clássicas – Português, Latim e Grego na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Após se formar em Direito aceitou um convite para dar aulas particulares preparatórias para o vestibular. Aprovou todos os seus poucos alunos e então percebeu que tinha futuro na área da educação.

Hélio Alonso faleceu na madrugada de 26 de março de 2015 devido a uma parada cardiorrespiratória causada por seu quadro de leucemia aguda.