Universidade Severino Sombra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Universidade de Vassouras
Fundação 29 de janeiro de 1967
Mantenedora FUSVE
Localização Vassouras, Rio de Janeiro
Reitor(a) Dr. Marco Antonio Soares de Souza
Presidente Marco Antonio Vaz Capute
Cores da escola Bordô, cinza e branco
Página oficial universidadedevassouras.edu.br

A Universidade de Vassouras é uma universidade privada localiza na cidade de Vassouras, na região sul do estado do Rio de Janeiro. É uma instituição sem fins lucrativos, tendo como sua mantenedora a Fundação Educacional Severino Sombra. Tem sua origem na Fundação Universitária Sul-Fluminense (FUSF), instituída em 1967 em Vassouras. O reconhecimento desta instituição de ensino como universidade aconteceu em julho de 1997, denominada à época Universidade Severino Sombra. Foi fundada pelo politico e militar Gal. Sombra.[1] [2]

A universidade exerce grande influência no cenário da região sul fluminense. Todas as instalações da universidade se localizam em um raio de três quilômetros entre si, o que objetifica facilitar a locomoção dos estudantes pelos prédios. O campus da instituição fica a 120 quilômetros da capital do estado.

A universidade disponibiliza laboratórios, salas climatizadas, biblioteca, clínica odontológica, clínica veterinária, e hospital universitário próprio (o Hospital Universitário de Vassouras). [3]

Como forma de ingresso, a instituição aceita tanto o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), quanto seu vestibular próprio, realizado semestralmente. [4]

Cursos[editar | editar código-fonte]


Formas de Ingresso[editar | editar código-fonte]

1. Processo seletivo (Vestibular): acesso ao primeiro período letivo dos cursos de graduação, aberto aos concluintes do ensino médio ou equivalente. O calendário para esta modalidade é definido, oportunamente, em edital próprio.

2. ENEM: acesso ao primeiro período letivo dos cursos de graduação, por resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e aberto aos concluintes do ensino médio ou equivalente. O calendário para esta modalidade é definido, oportunamente, em edital próprio.

3. Transferência externa: para ingresso de candidatos nos demais períodos letivos dos cursos de graduação, com exceção dos quatro últimos períodos do curso de Medicina e dos dois últimos dos demais cursos da USS. O candidato a esta modalidade deverá comprovar a regularidade de matrícula na IES de origem.

4. Reingresso: para ingresso de candidatos portadores de diplomas de curso superior, devidamente registrado, nos demais períodos letivos dos cursos de graduação.

5. Reabertura de Matrícula: para ingresso de candidatos portadores de diplomas de curso superior, devidamente registrado, nos demais períodos letivos dos cursos de graduação. A reabertura de matrícula é manifestada em formulário próprio, disponível no site www.uss.br . O aluno deverá preenchê-lo e entregar pessoalmente na Secretaria Acadêmica de Graduação.

6. PROUNI: acesso ao primeiro período letivo dos cursos de graduação, por meio de pré-seleção do Programa Universidade para Todos, com informações e regras estabelecidas no site: http://siteprouni.mec.gov.br/

7.PAD(Programa de acesso diferenciado): Prova agendada(Redação) e com análise das notas do aluno no Ensino Médio.


Fontes[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.