Academia de Polícia Militar Dom João VI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Academia de Polícia Militar
Dom João VI
Academia de Polícia Militar Dom João VI (escudo).png
Brasão
País  Brasil
Estado  Rio de Janeiro
Corporação Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Subordinação Diretoria Geral de Ensino e Instrução
Sigla APM D. J. VI
Criação 1920
Aniversários 1 de dezembro
Patrono Dom João VI
Marcha Canção da EsFO
Sede
Sede Rio de Janeiro
Bairro Jardim Sulacap
Endereço Avenida Marechal Fontenele, nº 2906
Internet http://www.apmerj.com.br/

A Academia de Polícia Militar Dom João VI, antiga Escola de Formação de Oficiais - EsFO é uma escola de Ensino Superior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Está localizada no bairro Jardim Sulacap da Zona Oeste do Rio de Janeiro.[1] [2][3][4]

Cursos[editar | editar código-fonte]

  • Curso de Formação de Oficiais - CFO

O principal curso oferecido na APM D. João VI é o Curso de Formação de Oficiais que passou a ter duração de 2 anos, após a exigência do bacharelado em Direito, para ingresso nos quadros de oficial combatente. O CFO é um curso reconhecido como de nível superior. Durante os anos, o instruendo é chamado de aluno-oficial e recebe seu espadim, réplica em tamanho reduzido da espada do alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, o qual, após o término do curso, substitui pela sua espada, símbolo do oficialato. Com um currículo bem variado, tem matérias que vão desde Humanas, passando por Jurídicas, às Exatas e Militares.

Espadim de Tiradentes.

Normalmente o CFO se dá em regime de internato, podendo variar a concessão de externato de acordo com o comando da APM D. João VI.

No 2° ano, são realizados cursos junto às unidades operacionais especiais da PMERJ, cabendo citar o Curso Básico de Policiamento Montado (CBPMont), oferecido pelo Regimento Coronel Enyr Cony dos Santos (RCECS); Curso de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco (CPAAR), oferecido pelo BOPE; Curso de Adestramento e Condução de Cães para Emprego Policial (CACCEP), oferecido pela CIPM Cães; Estágio de Tripulante Aéreo-Marítimo (ETAM), oferecido pelo GAM, Curso de Controle de Distúrbios Civis (CCDC), oferecido pelo BPChq; Curso de Formação de Motociclista de Escolta de Segurança (CFoMES), oferecido pelo Grupamento Tático de Motociclistas (GTM), entre outros.

Platina de Aluno-oficial da PMERJ
  • Curso de Habilitação para o Quadro de Oficiais Auxiliares e Especialistas - CHQOAE

Tem como objetivo proporcionar às praças (subtenentes ou 1° sargentos) o acesso ao oficialato, com matérias voltadas principalmente para as áreas Jurídica e Militar, habilitando-os a ingressar no Quadro de Oficiais Auxiliares ou de Especialistas.

  • Estágio Probatório de Adaptação de Oficiais - EPAO

É feito quando da realização de concursos para o Quadro de Oficiais de Saúde da PMERJ, com duração de cerca de 6 meses, no qual profissionais da área de Saúde (Médicos, Dentistas, Psicólogos, Veterinários, Enfermeiros, etc) obtém noções da vida castrense.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://www.apmerj.com.br/