Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul
Brasao cbmrs
Brasão do CBMRS
País  Brasil
Estado  Rio Grande do Sul
Corporação Bombeiro Militar
Subordinação Secretaria Estadual da Segurança Pública
Sigla CBMRS
Criação 1895 (129 anos)
Aniversários 1 de março
Patrono Coronel Ângelo Eufrásio Correa
Marcha Hino do CBMRS
Lema Salvar e proteger.
Cores Vermelho e Marinho
Mascote Quentuxinho
Logística
Efetivo c.3 090 militares (2022)[1]
Comando
Comandante Cel QOEM Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues
Sede
Comando-Geral Porto Alegre
Página oficial www.bombeiros.rs.gov.br

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul é uma Corporação cuja missão primordial consiste na execução de atividades de prevenção e o combate de incêndios, ações de buscas e salvamentos, as ações de defesa civil e de polícia judiciária militar.

Ele é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados pela Constituição Federal de 1988, assim como os membros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Histórico[editar | editar código-fonte]

1º de março de 1895 é a data oficial da criação do primeiro corpo de bombeiros de Porto Alegre e, logicamente, do estado do Rio Grande do Sul, denominado na época de “Companhia de Bombeiros de Porto Alegre”, com características militares, veículos movidos à tração animal e administrada pelo próprio município. Para sua manutenção, a administração pública municipal cobrava uma taxa, juntamente com os impostos do comércio, da indústria e dos proprietários de imóveis, além de auxílio da intendência municipal e das companhias seguradoras contra o fogo. Contava em seu início com um efetivo de 17 homens, hoje chamados de “dezessete legendários bombeiros”.

Estruturava-se em "1ª Seção de Incêndio", localizada na Rua Jerônimo Coelho, e "2ª Seção de Incêndio", localizada na Praça Rui Barbosa, ambos em Porto Alegre. Seu primeiro comandante foi o Norberto Garrido da Silva, nascido em Portugal, em 04 de abril de 1843 e falecido em Porto Alegre, em 08 maio de 1911, sendo enterrado no cemitério da Santa Casa de Misericórdia, na atual Avenida Azenha.

Em 27 de junho de 1935, o general José Antônio Flores da Cunha, interventor do Estado, assinou um decreto transferindo o Corpo de Bombeiros Particular de Porto Alegre para a Brigada Militar, condição que permaneceu pelas próximas décadas.

Ao longo dos anos a Corporação passou por diversas modificações até atingir o estágio atual e recebeu as seguintes denominações:

– Companhia de Bombeiros de Porto Alegre (de 1895 a 1935);

– Corpo de Bombeiros de Porto Alegre (de 1935 a 1969);

– 1º Batalhão de Bombeiros (em 1970);

– 1º Grupamento de Incêndio (em 1974);

– 1º Grupamento de Combate a Incêndio (em 1990);

– 1º Comando Regional de Bombeiros (em 2004).

No dia 17 de junho de 2014, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul votou em segundo turno o Projeto de Emenda à Constituição estadual – PEC 232/2014, que visava a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. Este dia memorável, ficou na lembrança de todos aqueles que são verdadeiramente bombeiros e pensam no bem maior da população gaúcha. Dos cinquenta deputados presentes, quarenta e nove foram a favor da proposta apresentada pelo Poder Executivo que fora anteriormente fomentada pelo Deputado Pedro Pereira. Esta conquista, iniciada em 1935, passou por diversos momentos na história e com certeza muitas vozes uniram-se para alcançar este objetivo. A partir de então, o povo gaúcho conta com seu próprio Corpo de Bombeiros Militar, com independência total.

Estrutura Operacional atual do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS)[editar | editar código-fonte]

Posto de Bombeiros do 12° BBM - Cruz Alta

Viaturas[editar | editar código-fonte]

Incêndios históricos[editar | editar código-fonte]

Ver também a categoria: Incêndios no Rio Grande do Sul

Os incêndios históricos no estado incluem:[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul

Referências

  1. «Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022» (PDF). Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Anuário Brasileiro de Segurança Pública (16): 462, 512, 513. 2022. ISSN 1983-7364. Consultado em 7 de dezembro de 2022 
  2. Revista Bombeiros, 1a. edição (2015), Corpo de Bombeiros de Porto Alegre (RS). [1]

[ligação inativa]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.