Universidade Católica de Pelotas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Universidade Católica de Pelotas
Logo U - Universidade Católica de Pelotas.svg
UCPel
Lema In vinculo veritatis
Fundação 7 de outubro de 1960
Tipo de instituição filantrópica, comunitária e confessional
Localização Pelotas, Rio Grande do Sul Brasão do Rio Grande do Sul.svg
Reitor(a) José Carlos Pereira Bachettini Júnior
Afiliações Igreja Católica
Página oficial www.ucpel.edu.br

A Universidade Católica de Pelotas é uma universidade filantrópica, de natureza comunitária, localizada na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

Criada em 7 de outubro de 1960, a Universidade Católica de Pelotas é a instituição de ensino superior mais antiga do interior do Rio Grande do Sul. Idealizada por Dom Antônio Zattera, a Católica - como é carinhosamente chamada - nasceu e se mantém comunitária.

Por formar líderes, comprometidos em atuar em prol do desenvolvimento social e humano, a UCPel se tornou referência na região sul do estado. Todo o conhecimento desenvolvido dentro da instituição tem o objetivo de contribuir para as comunidades do seu entorno.

Como instituição comunitária, é voltada prioritariamente para ações educacionais de caráter social. Assim, como não tem fins lucrativos, destina parte de sua receita às atividades de educação e assistência social, como bolsas de estudo, atendimento gratuito em hospitais, clínicas, assistência judiciária, entre outros serviços.

Atualmente, a UCPel oferta mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância. No stricto sensu, são três programas de pós-graduação.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

São 52 mil metros quadrados voltados ao desenvolvimento do conhecimento. Entre dois Campi e o Hospital Universitário São Francisco de Paula circulam mais de 5 mil alunos.

A busca constante por melhorias na infraestrutura vem dando cara nova a espaços de convivência e laboratórios. Qualificar o ensino através do uso da tecnologia e de novas formas ativas de aprendizagem, assim como o incentivo ao empreendedorismo, incluem a UCPel dentre as universidades brasileiras que mais buscam a inovação.

A UCPel também é a maior escola Médica do Rio Grande do Sul, com a oferta de 180 vagas para o curso de Medicina. A seleção é anual e ocorre sempre no mês de novembro.

Ingresso[editar | editar código-fonte]

A UCPel possui variados formatos de ingresso: vestibular tradicional (para os cursos de Medicina e Odontologia), prova agendada e utilização da nota do Enem. Pela modalidade Extravestibular, é possível ingressar sem necessidade de realização de prova através de portador de título, transferência e aluno temporário.   


Pesquisa e Inovação[editar | editar código-fonte]

Na pós-graduação, a Católica destaca-se por possuir pesquisas nas áreas da saúde, política social, direitos humanos e em engenharia eletrônica e computação.

Em seus diversos laboratórios, ocorrem estudos voltados a temas como diagnósticos e marcadores de depressão em gestantes, em pacientes adultos e metodologias pré-clínica do cultivo celular. Essas pesquisas são ligadas ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento e ao Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.  

Questões sociais, políticas sociais, segurança e acesso à justiça, questões sobre trabalho, sociabilidades e resistências políticas encontram espaço no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos.

Na área de Engenharia Eletrônica e Computação, o desenvolvimento de pesquisas em sistemas eletrônicos e computacionais possui foco em gestão de energia, sistemas multimídia e saúde.

Na área de inovação, o Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) está à frente de projetos voltados ao desenvolvimento das regiões sul, campanha e fronteira oeste. Através do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul), diversas ideias de negócios ganham forma para posteriormente ofertar novas soluções para o mercado.  

Extensão Universitária  [editar | editar código-fonte]

A atuação da UCPel leva à comunidade novas possibilidades de transformar a própria realidade socioeconômica e cultural. Com esse modelo de ação, a Católica oferece aos alunos a participação em atividades práticas e, à sociedade, uma série de impactos positivos.  

Anualmente, são mais de um milhão de impactos através de serviços, atendimentos e projetos. Entram nesse número serviços de saúde prestados através do Sistema Único de Saúde (SUS), atendimentos psicológicos e de fisioterapia, exames laboratoriais gratuitos, sessões de hemodiálise, laudos de engenharias, atendimentos jurídicos, projetos sociais, entre outros.

Referências

  1. «Conheça a UCPel». UCPEL. Consultado em 23 de julho de 2019 
  2. «Localização». UCPEL. Consultado em 23 de julho de 2019 

Para saber mais sobre a UCPel[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.