Universidade Católica de Pelotas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Católica de Pelotas
UCPel
Lema In vinculo veritatis (No vínculo da verdade)
Fundação 7 de outubro de 1960
Tipo de instituição Privada, filantrópica, comunitária e confessional
Localização Pelotas, Rio Grande do Sul
Reitor(a) José Carlos Pereira Bachettini Júnior
Afiliações Igreja Católica
Página oficial www.ucpel.edu.br

A Universidade Católica de Pelotas é uma universidade filantrópica, de natureza comunitária, localizada na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.[1]

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A UCPel, fundada em 1960 pelo 3º Bispo de Pelotas, Dom Antônio Zattera, é a primeira Universidade do interior do Rio Grande do Sul.

Hoje, a Universidade conta com 33 cursos,[1] dentre eles cursos de graduação, cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrados e Doutorados) e lato sensu (Especializações e MBAs), desenvolve atividades de pesquisa e extensão bem como programas de residência médica e multiprofissional.

Está estruturada por grandes áreas: Centro de Ciências da Vida e da Saúde; Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais; Centro Politécnico e Centro de Educação e Comunicação, além do Instituto Superior de Filosofia, Instituto Superior de Cultura Religiosa e Instituto Superior de Teologia Paulo VI.

Suas instalações compreendem o Prédio da Reitoria, Campus I, Campus II, Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, Prédio Santa Margarida e quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A UCPel possui dois grandes órgãos auxiliares: Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e a Rádio Universidade (RU).

Em outubro de 2018, UCPel anunciou sua oferta de cursos a distância, com cursos nas áreas de educação, jornalismo e tecnológicos.[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.