Centro Universitário Ritter dos Reis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde outubro de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Centro Universitário Ritter dos Reis
UniRitter
Nomes anteriores Faculdades Integradas Ritter dos Reis.
Fundação 18 de outubro de 1971
Tipo de instituição Privada
Localização Porto Alegre e Canoas, Rio Grande do Sul
Reitor(a) Laura Coradini Frantz
Cores da escola Vermelho e Branco
         
Afiliações Laureate International Universities
Página oficial www.uniritter.edu.br

O Centro Universitário Ritter dos Reis, também chamado UniRitter, é uma instituição de ensino superior brasileira, fundada em 1971, com quatro campi localizados nas cidades de Porto Alegre e Canoas, no estado do Rio Grande do Sul. Recentemente, a UniRitter recebeu a pontuação máxima (nota 5) do Ministério da Educação (MEC) em relação à avaliação de Recredenciamento Institucional e é considerada o melhor Centro Universitário da sua região.

Possui 36 cursos de graduação e 36 especializações em quatro campi: Canoas, FAPA e Zona Sul; além do Exclusivo, destinado aos cursos de pós-graduação. 

A instituição de ensino tem como missão levar a educação de qualidade para um número cada vez maior de alunos e, assim, formar profissionais inquietos, qualificados e éticos para atuar no mercado. 

História[editar | editar código-fonte]

O Centro Universitário Ritter dos Reis foi fundado no dia 18 de outubro de 1971 pelo educador, escritor, teólogo e advogado Romeu Ritter dos Reis (1915-1993), a partir da criação da Faculdade de Direito Ritter dos Reis na cidade de Canoas, tornando-se a primeira instituição de ensino superior desse município. Inicialmente o curso funcionou nas dependências do Colégio Maria Auxiliadora, no Centro de Canoas, sendo autorizado por um decreto expedido pelo então presidente da República Emílio Garrastazu Médici.[1]

Em 1976, inaugurou-se a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Ritter dos Reis, na Avenida A. J. Renner, na Zona Norte de Porto Alegre. Ao longo do tempo, esta faculdade conquistou destaque regional e nacional, tornando-se referência por sua produção científica e por suas atividades de extensão. Em 1986, um terreno no Morro da Primavera foi adquirido pelas Faculdade Integradas Ritter dos Reis, a fim de se construir ali um prédio com uma infraestrutura completa de ateliês e laboratórios bem-equipados para os alunos de arquitetura. Assim surgiu o atual Campus Zona Sul, situado em uma região chamada "Alto Teresópolis", no bairro Santa Tereza, este limítrofe ao Teresópolis.

Em 1981, a Faculdade de Direito Ritter dos Reis mudou de endereço em Canoas, instalando-se no bairro Niterói, onde está localizado até os dias de hoje o Campus Canoas. No começo e no fim da década de 1990, este campus foi significativamente ampliado com a construção de dois prédios, ambos com mais de mil .

Em 1992, implantou-se no Campus Zona Sul a Faculdade de Educação, Ciências e Letras, oferecendo licenciaturas em Pedagogia e em Letras.

Entre 1999 e início da década de 2000, ocorreu a criação de três outras faculdades: Administração, em 1999; Sistemas de Informação, em 2001; e Design Gráfico, em 2002. Essa expansão possibilitou que as Faculdades Integradas Ritter dos Reis se transformassem em Centro Universitário em 6 de dezembro de 2002, com reconhecimento do Ministério da Educação pela portaria n.º 3357. Em 2003, uma segunda faculdade de Direito foi instalada, desta vez no Campus Zona Sul.

Em 2010, o UniRitter anunciou sua associação com o grupo Laureate International Universities, a maior rede mundial de ensino superior, com o objetivo de não só atingir o patamar de universidade, como também de ampliar as atividades de alunos e professores através de intercâmbios.[2]

Em 2010, o Centro Universitário passou a oferecer o curso de Engenharia Civil. E, em 2011, Relações Internacionais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Fisioterapia e Biomedicina. Esses dois últimos bacharelados foram os primeiros da área de saúde na UniRitter.

Em 2012, cinco novos cursos foram lançados: Design de Games, Enfermagem, Farmácia, Marketing e Gestão de Recursos Humanos. Os cursos de Nutrição, Psicologia, Medicina Veterinária, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis e Ciência da Computação vieram em 2013.

Nos últimos dois anos, entre 2014 e 2016, a instituição continuou crescendo, com o lançamento do Exclusivo, um campus totalmente destinado à área de latu sensu com especializações e MBAs. E, na sequência, com a aquisição da FAPA, possibilitando a ampliação da oferta de educação de qualidade também na zona norte e leste de Porto Alegre.

Além da criação de novos cursos: Relações Públicas, Engenharia de Controle e Automação (ambos em 2014), assim como História (em 2015) e por último, Ciências Biológicas e Gastronomia em 2016.

Em 2018 a faculdade abriu vários cursos novos, mas a estrutura de atendimento foi reduzida, dificultando o acesso do aluno as coordenação de cursos por exemplo.

Recomendado aos ingressantes, tentarem fazer contato externo antes de prestar vestibular pois, não adianta ter um Currículo mediano sem ter uma estrutura para atendimento aos alunos (clientes)

Ingresso[editar | editar código-fonte]

Existem quatro formas de ingresso: vestibular, transferência, segunda graduação e ENEM. O processo para ingresso através do vestibular contempla uma prova com conhecimentos específicos referentes ao Ensino Médio. São avaliadas sete áreas de conhecimento: Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática, Física, Química e Biologia.  Além disso, cada curso tem até 30% de suas vagas destinadas a candidatos que desejem aproveitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).[3]

Campi[editar | editar código-fonte]

O prédio "D" do Campus Zona Sul.
Unidade Endereço
Canoas Rua Santos Dumont, 888, Bairro Niterói, CEP 92120-110
Porto Alegre - Zona sul Rua Orfanotrófio, 555, Bairro Santa Tereza, CEP 90840-440
Porto Alegre - Iguatemi Av. João Wallig, 1800, Bairro Passo d'Areia, CEP 91340-000
Porto Alegre - FAPA Av. Manoel Elias, 2001, Bairro Passo das Pedras, CEP 91240-261

Em 2012 a UniRitter inaugurou um terceiro campus (fechado em janeiro de 2018 [1]), endereçado na Av. Wenceslau Escobar, 1040, em Porto Alegre. O campus é exclusivo para pós-graduação Latu Sensu (especializações, MBAs e extensão) e Stricto Sensu (mestrado e doutorado).[4][5]

Em 2014 a UniRitter inaugurou seu quarto Campus UniRitter Campus FAPA na Av. Manoel Elias, 2001.

Em março de 2018, a UniRitter inaugurou um novo campus, localizado dentro do shopping Iguatemi, localizado na Av. João Wallig, 1800. [2]

Bibliotecas[editar | editar código-fonte]

As bibliotecas da UniRitter oferecem à comunidade acadêmica um variado e grande acervo nos campi Zona Sul, Canoas e Fapa, compreendido por livros, teses, dissertações, periódicos, DVDs, mapas e CD-ROMs, disponíveis tanto para consulta como para empréstimo. Para facilitar a busca, o centro universitário oferece o Sistema Pergamum, um moderno software de automação de bibliotecas. O catálogo se apresenta de maneira interativa, para que seja possível localizar qualquer material que esteja em uma das bibliotecas, de maneira simples e rápida.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Centro Universitário Ritter dos Reis

|}|}