Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUÍ
Lema "Viver, Aprender Transformar."
Fundação 1985
Tipo de instituição Privada/Pública Não-Estatal
Localização Ijuí, Brasão do Rio Grande do Sul.svg Rio Grande do Sul
Reitor(a) Catia Maria Nehring
Vice-reitor(a) Vice-Reitora de Graduação: Cristina Eliza Pozzobon

Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Fernando Jaime González

Vice-Reitor de Administração: Dieter Rugard Siedenberg

Docentes 750
Total de estudantes 11.000 (2005)
Campus
Cores da escola Azul e Branco         
Página oficial http://www.unijui.edu.br

A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) é uma instituição privada[1]/pública não-estatal[2] e multicampi localizada na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A reitoria fica em Ijuí. Os campi e núcleo universitário são os seguintes:

História[editar | editar código-fonte]

Em 28 de junho de 1985 a UNIJUÍ iniciava suas atividades como Instituição de Ensino Superior, chamada Universidade de Ijuí. A portaria publicada no Diário Oficial da União nessa data, pelo então ministro da Educação, Marco Maciel, reconhecia o caráter de Universidade à UNIJUÍ, batizada por Tancredo Neves como ‘primeira universidade da Nova República’. Em 20 de outubro do mesmo ano, acontecia a solenidade oficial de instalação da UNIJUÍ, realizada na Sociedade Ginástica de Ijuí, com a presença do ministro.

A trajetória pioneira da UNIJUÍ é marcada pelo compromisso com a realidade regional, princípio herdado dos Frades Menores Capuchinhos, que junto de lideranças regionais buscaram alternativas para a oferta de Ensino Superior na região. A instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), em 16 de março de 1957, consolida o empenho e compromisso do grupo instituidor. Em 1969, por meio de escritura pública, o patrimônio da FAFI passa à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE), que hoje mantém a UNIJUÍ, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), a Escola de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional (IPD) e a Rádio Televisão Educativa UNIJUÍ (RTVE).

Em 1993, mais um fato marcante na história da UNIJUÍ. Após a formalização do caráter regional e multicampi, transforma-se na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, ampliando posteriormente seu reconhecimento regional com os campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, e por meio dos Núcleos Universitários de Santo Augusto e Tenente Portela. Sua área de atuação compreende 60 municípios das regiões Noroeste Colonial e Fronteira Noroeste. De pouco mais de 4 mil alunos, hoje são cerca de 12 mil acadêmicos (2005) dispondo do compromisso da UNIJUÍ de produzir, transmitir e difundir o conhecimento.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]