Esporte Clube São Luiz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Esporte Clube São Luiz
EC São Luiz.svg
Nome Esporte Clube São Luiz
Alcunhas Rubro
Alvirrubro
São Luiz de Ijuí
Mascote Zangão
Fundação 20 de fevereiro de 1938 (79 anos)
Estádio 19 de Outubro
Capacidade 8.500
Presidente Brasil Sadi Pereira
Treinador Brasil Jair Galvão
Patrocinador Brasil Cadile's
Brasil Imasa
Brasil Claro
Brasil Sicredi
Brasil Expoijuí Fenadi
Brasil Pedreira Paim
Brasil Água Schin
Brasil Laticinio Seberi
Material (d)esportivo Brasil Drággon
Competição Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho
Rio Grande do Sul Copa FGF
Brasil Copa do Brasil
Rio Grande do Sul 2013
Rio Grande do Sul 2013
Colocado
A definir
Ranking nacional 30º lugar, 12 pontos
Website Site oficial do São Luiz
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Esporte Clube São Luiz é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Ijuí, no estado do Rio Grande do Sul. Suas cores são vermelho e branco.

História[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

O São Luiz foi fundado em 20 de fevereiro de 1938 por Angelino Alves dos Santos. O primeiro presidente foi Wilmarino Fonseca. O atual vice-presidente da CBF e ex-presidente da FGF, Emídio Odózio Perondi, também presidiu o clube.

O São Luiz profissionalizou-se na década de 1950, quando passou a disputar a Segunda Divisão gaúcha. Nos anos 1970, o clube esteve em Montevidéu aonde enfrentou o temido Peñarol vencendo os atuas campeões da Libertadores e do Copa Interamericana o São Luiz conseguiu sua vitórias mais importante da história do clube apos 1x0 o Peñarol e tendo um dia de gala no futebol, participando da Copa Atlântico de Futebol. Depois de 15 anos, voltou a primeira divisão estadual em 1991. Conquistou, em 1997, a Copa Galego, derrotando o Glória na final. Treinado por Nestor Simionatto, o São Luiz venceu a primeira partida da decisão por 4x0 em Ijuí, e empatou a segunda por 1 a 1, no Estádio Altos da Glória, em Vacaria. A equipe campeã estava assim escalada: Magero; Lelo, Pessali, Aguiar e Márcio; Uana (Marcelo Bolacha), Jorginho (Alexandre Tiongo), Sandro e Tuto; Lela (Dejai) e Giovani Mello.

Durante a preparação para a Copa do Mundo de 1994, no qual a Seleção Brasileira se sagrou campeã, o São Luiz, enfrentou em 1991 a futura campeã mundial, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, empatando em 0 a 0. A escalação do São Luiz nese jogo foi: Janio, Polaco, Caçula, Newmar, Kiko, João Luiz, Negrine, Betinho, Marco Antônio, Café e Edmundo. Técnico: Cassiá.

Em 2002, depois de quase fechar o departamento de futebol profissional e de acumular dívidas, o São Luiz de Ijuí mudou de direção, investiu em contratações e modificou completamente o time. O time permaneceu fechado por nove meses e o clube esteve ameaçado de falir. A nova direção assumiu em dezembro e, com a ajuda da comunidade, montou a equipe para o Campeonato Gaúcho de 2002. Poletto treinou o São Luiz pela terceira vez. Entre as contratações, Paulo Gaúcho, então com 39 anos, que no Campeonato Gaúcho de 1994 se consagrou o segundo maior artilheiro da história do torneio, com 24 gols. Time-base: Luciano; Luciano Panambi, Carlão, Jarbas e Martins; Paulo Roberto, Ludo, André Cemin e Paulo Gaúcho; Marcio Galvão e Alessandro.

Anos Atuais[editar | editar código-fonte]

Em 2009 o São Luiz teve uma grande campanha no futebol Gaúcho sendo umas das melhores equipes na classificação geral juntos a grandes clubes como o Internacional, Grêmio e Juventude. Em 2010 o São Luiz de Ijuí fez um campeonato Gaúcho bom ficando regular na competição.

Soccer Field Transparant.svg

Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Eraldo
Juba
M.Paraná
Adão
Chicão
Baiano
Macaé
J.Barbosa
Marcel
Thiago
Oliveira

Equipe do São Luiz comandado pelo técnico Paulo Porto que jogou a Final da Taça Piratini de 2013, contra o Internacional.

Em 2011 o São Luiz fez uma das suas piores campanhas no campeonato gaúcho lutando contra o rebaixamento e ficando na 1° divisão do Gauchão com uma diferença de 3 pontos para o último rebaixado.

Em 2012 o São Luiz teve mais uma atuação ruim no Campeonato Gaúcho novamente lutando para não ser rebaixado e fazendo jogos importantes contra clubes com o Ypiranga e Avenida ambos os 2 times foram rebaixados para segunda Divisão do Campeonato Gaúcho

Em 2013 o São Luiz tem uma grande campanha no 1° Turno do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2013,tendo a segunda melhor campanha na competição com 17 pontos atrás do Lajeadense que fez 18 pontos na Taça Piratini de 2013. Após passar a primeira fase o São Luiz entrou nas 4 de finais primeiro jogo São Luiz 1x0 Cerâmica no Estádio 19 de Outubro, se classificando para semifinal onde enfrentou o Caxias vencendo pelo placar de 2x1 jogando em casa no Estádio 19 de Outubro, e se classificando para a final do 1° Turno do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2013 fazendo história para a cidade de Ijuí, onde enfrentou o Internacional,sendo derrotado por uma goleada de 5x0 em pleno Estádio 19 de Outubro e ficando vice campeão da Taça Piratini de 2013.

2° turno do Gauchão, a Taça Farroupilha de 2013 o São Luiz fez boa campanha no estadual se classificando em 4 colocado de seu grupo,com 7 pontos,já nas quartas de finais pegou logo de cara o Grêmio, o jogo aconteceu em Porto Alegre na Arena do Grêmio, o jogo terminou 0x0,nas penalidades Máximas o Grêmio levou a melhor vencendo 5 x 3, eliminando o São Luiz da Taça Farroupilha de 2013. Mas na classificação final do Campeonato Gaúcho de Futebol em 2013, o São Luiz ficou em 3º melhor clube na competição na frente do Grêmio, sendo campeão do interior e se classificando para copa do Brasil de 2014. Em 2014 o São Luiz, acabou sendo rebaixado à divisão de acesso do campeonato gaúcho. Na copa do Brasil de 2014, o São Luiz pegou o Nacional de Manus, sendo eliminado. O São Luiz foi a primeira equipe gaúcha a jogar na Arena da Amazônia.

Arena da Amazônia, onde o São Luiz foi o primeiro time gaúcho a jogar.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho 2° Divisão 3 1975,1990 e 2005
Rio Grande do Sul Campeonato do Interior 1 2013
Rio Grande do Sul Campeão da Copa Mais fácil 1 1999
Rio Grande do Sul Campeão da Copa Calego 1 1997
Regionais
Competição Títulos Temporadas
Rio Grande do Sul Campeão da Copa Região Missões 1 1989
Rio Grande do Sul Campeão Divisão Especial Missões 1 1989
Municipais
Competição Títulos Temporadas
Ijui (RS) - Brasao.svg Campeonato Citadino de Ijuí 14 1940, 1942, 1943, 1944, 1945, 1949, 1954, 1955, 1956, 1961, 1962, 1963, 1964, 1970*
Torneios Internacionais
Competição Títulos Temporadas
Brasil Copa dos Gauchos 1 1975

Campanha destaque[editar | editar código-fonte]

Rio Grande do Sul Taça Piratini 2013 2° Colocado

Cscr-featured.svg Campeão Invicto

Patrimônio[editar | editar código-fonte]

O São Luiz, tem como seu principal patrimônio o Estádio 19 de Outubro, com capacidade para 8.000 pessoas, sendo 3.000 parte sentados, copas (alimentação), vestiários, sala de impressa, salas de transmissão de imprensa, alojamento de atletas, ao lado tem uma escola de categoria de base com cerca de 100 jogadores de várias categorias e sede do clube.

O estádio possui iluminação, permitindo a realização de partidas à noite e destaca-se pela conservação do gramado. O Estádio 19 de outubro localiza-se em um ponto privilegiado da cidade, sendo de total e fácil acesso.

No ano de 2010, um projeto para a criação de uma arena foi iniciado. A mesma deverá ser construída na Linha 5 Oeste, próxima à Unijuí, com capacidade para 15 mil torcedores. Estimativas dão por conta de que a arena, que poderá ter três lances de arquibancadas, mais cavado junto ao terreno, seja inaugurada no ano de 2015.

Elenco Atual 2014[editar | editar código-fonte]

Última Atualização, 22 de Novembro de 2013 [1]

Goleiros
Jogador
Brasil Aleksander
Brasil Alê
Brasil Geder Voigt
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Thiago Costa Z
Brasil Bruno Leandro Z
Brasil João Paulo Z
Brasil Rodolfo Z
Brasil Elton Macaé Z
Brasil Pablo Pizetta Z
Brasil Catatau Z
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Rodrigo Marafiga V
Brasil Mateus V
Brasil Paraná V
Brasil Ademir Sopa V
Brasil Elias dos Santos V
Brasil Benhur Mafini V
Brasil William Santos M
Brasil Cassio Dahmer M
Brasil Almeida M
Brasil Adilson Bahia M
Brasil Adãozinho M
Atacantes
Jogador
Brasil Elias
Brasil Eraldo
Brasil Marcelinho
Brasil Bruno Flores
Brasil Fábio Alemão
Brasil Ronaldo Capixaba
Brasil Mattana
Comissão técnica
Nome Pos.
'Brasil Beto Almeida' T

Ídolos Recentes[editar | editar código-fonte]

  • Brasil Paulo Baier
  • São Tomé e Príncipe William Barbosa
  • Brasil Eraldo
  • Brasil Baiano
  • Brasil Juba
  • Brasil Marcos Paraná

Jogo Histórico[editar | editar código-fonte]

Soccer Field Transparant.svg

Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Edmundo
Café
Marco Antônio
Betinho
Negrine
João Luiz
Caçula
Polaco
Caçula
Newmar
Janio

Equipe do São Luiz comandado pelo técnico Cassiá que comandou o São Luiz contra a Seleção Brasileira no empate em 0x0.

São Luiz 0x0 Seleção Brasileira - Estádio Beira Rio Durante a preparação para a Copa do Mundo de 1994 no qual a seleção Brasileira se consagrou campeã,o São Luiz 1991 enfrentou a futura campeã do mundo no Estádio Beira Rio em Porto Alegre empatando em 0x0.

Jogos Históricos[editar | editar código-fonte]

Rankings[editar | editar código-fonte]

Ranking da CBF

  • Posição: 30°
  • Pontuação: 12 Pontos [2]
  • Região Sul do Brasil: 8º [3]

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

O São Luiz de Ijuí tem uma rivalidade com o clube Santo Ângelo da cidade vizinha Santo Ângelo. O Clássico tem o nome de Clássico Noroeste/Missões,o Clássico SER x São Luiz e o clássico de maior prestigio sempre resultando em jogos eletrizantes.

O São Luiz, na década de 70, possuía uma rivalidade com o Grêmio Esportivo Gaúcho, também de Ijuí. A equipe tricolor, porém, fechou o departamento do futebol profissional anos depois, encerrando a rivalidade que dividia o município.

O São Luiz tem uma rivalidade regional com o clube se Santa Rosa o clube Juventus

Imagens do Esporte Clube São Luiz de Ijuí[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.