Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul
![]() | As referências deste artigo necessitam de formatação. (Dezembro de 2021) |
![]() | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Nome | Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Alcunhas | Grená do Povo Grená da Serra Grená de Caxias do Sul Maior do Interior Sangue Grená | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Mascote | Bepe (italiano) Falcão Grená | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Principal rival | Juventude | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Fundação | 10 de abril de 1935 (87 anos) | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Estádio | Centenário | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Capacidade | 22 132 pessoas | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Localização | Caxias do Sul, RS | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Presidente | Mario Antonio Werlang | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Treinador(a) | Thiago Carvalho | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Patrocinador(a) | Banrisul Rede SIM Tecnofrio Vinhedos Papéis C-TAP Consultoria Isoforte Círculo Saúde Kallango | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Material (d)esportivo | Bravo35 (marca própria) | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Competição | Gauchão - Série A Brasileirão - Série D Copa do Brasil | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Ranking nacional | ![]() | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Website | sercaxias.com.br | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
A Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul é um clube do futebol brasileiro, sediado na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, é conhecido por S.E.R. Caxias, Grená do Povo, ou simplesmente Caxias.
Seu uniforme é composto de camisa grená e azul, com calção e meias grenás e brancas, e seu mascote é Bepe, o italiano, que representa o povo que colonizou a Serra Gaúcha, atuando em estádio próprio, o Estádio Francisco Stédile, mais conhecido como Centenário.
O título mais relevante da História do Caxias foi a conquista do Campeonato Gaúcho de 2000, tendo sido ainda vice-campeão da principal competição estadual em 1990, 2012 e 2020, campeão gaúcho do interior em 12 ocasiões (1969, 1973, 1975, 1977, 1978, 1985, 1989, 1990, 2000, 2010, 2017 e 2019), conquistando ainda três copas organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol (1996, 1998 e 2007).[2]
O Grená do Povo foi o primeiro clube do interior do Rio Grande do Sul a disputar o Campeonato Brasileiro, o que ocorreu em 1976, quando foi o 15º colocado entre 54 participantes, bem como o primeiro clube do interior gaúcho a disputar a Copa do Brasil, isso em 1991. A sua campanha nacional mais destacada foi o décimo lugar no Campeonato Brasileiro de 1978, competição disputada por 78 clubes.[3]
Sua torcida está entre as maiores do interior do Rio Grande do Sul. Realiza o clássico Ca-Ju contra o seu arquirrival Juventude, sendo essa para muitos a segunda rivalidade mais importante do futebol gaúcho, perdendo somente para o Grenal, tratando-se também essas duas agremiações, os clubes de fora da área metropolitana de Porto Alegre com mais participações no Campeonato Gaúcho.
História[editar | editar código-fonte]
O início[editar | editar código-fonte]
O Caxias foi fundado em 10 de abril de 1935, numa fusão dos clubes Rio Branco e Ruy Barbosa, com o nome de Grêmio Esportivo Flamengo.
As circunstâncias que envolveram o surgimento do Grêmio Esportivo Flamengo, (atual Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul) estão diretamente ligadas ao seu mais tradicional rival. Germano Pisani, presidente do Rio Branco, procurou o presidente do Ruy Barbosa, Silvio Toigo e propôs uma fusão entre os clubes. A primeira diretoria do Grêmio Esportivo Flamengo:
- Presidente: Sílvio Toigo
- 1º Vice-Presidente: Bôrtolo Facchin
- 2º Vice-Presidente: Germano Pisani
- 1º Secretário: Alfredo Caberlon
- 2º Secretário: Mário Menegaz
- 1º Tesoureiro: Guerino Bedin
- 2º Tesoureiro: Ítalo Bertuzzi
Em 1947, o Caxias foi campeão do Citadino de Caxias do Sul, em cima do Juventude em jogo emocionante na qual todos os jogadores e dirigentes se recordam muito bem. Humilharam o Caxias dizendo que a equipe iria ser derrotada com a mão nas costas, e ouvindo isso os jogadores ficaram enfurecidos e partiram a campo, determinados a vencer e foi isso o que aconteceu. O clube voltou a vencer o citadino no ano seguinte e em 1953.
No ano de 1951, foi inaugurada a Baixada Rubra (hoje o Centenário) e com o passar dos anos, novas obras foram sendo acrescidas. O cercamento do campo com tela - uma novidade, porque até então só existia o parapeito, de madeira, - a construção das primeiras arquibancadas.
Na década de 1960 o clube teve apenas um título de destaque, o Campeonato Metropolitano de Porto Alegre. O grande marco da década foi a excursão do clube à Argentina, feita em um DC-3, direto a Buenos Aires. No país vizinho o Flamengo enfrentou o Gimnasia y Esgrima La Plata, um dos grandes clubes do futebol argentino, dentre outras equipes de menor expressão, terminou a campanha de forma invicta com 12 jogos (9 vitórias e três empates), conquistando o título honorário Fita Azul Internacional, concedido pela CBD, atual CBF, a equipes que se destacavam em excursões ao exterior.[4]
Diante de uma crise financeira, o Flamengo uniu-se ao seu maior rival, o Juventude, originando, no dia 14 de dezembro de 1971, a Associação Caxias de Futebol. A entidade, que usava uniforme nas cores preto e branco, teve Cláudio Eberle como seu primeiro presidente. Quatro anos depois, o Juventude desfez a sociedade e voltou ao futebol. O Flamengo continuou como Caxias, mas com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul e com o uniforme grená, azul e branco.
Em 1972, ocorreu em Caxias do Sul a primeira partida de futebol transmitida ao vivo pela televisão e, consequentemente, foi o primeiro evento transmitido em cores para todo o Brasil. O jogo foi entre a Associação Caxias de Futebol e o Grêmio. O resultado do jogo foi 0 a 0, com péssimo futebol apresentado por ambas as equipes.
A estreia no cenário nacional[editar | editar código-fonte]

No Campeonato Brasileiro de 1976 o Caxias, estreou perdendo para o Santos por 2 a 1, o Caxias terminou em 15º lugar, somando 25 pontos. No ano seguinte, o time grená voltou a ter um bom rendimento, ficando em 23º lugar com 16 pontos entre 62 equipes. Em 1978, o Caxias teve seu melhor desempenho no campeonato nacional, numa competição que reunia 74 equipes, o Caxias ficou com a 10º colocação, com 35 pontos, e por pouco não chegou as quartas-de-finais daquela competição.
Já em 1979 a situação foi diferente o Caxias fez sua pior campanha, o campeonato também teve a presença de outros clubes do estado, como Novo Hamburgo, São Paulo-RS de Rio Grande, Brasil de Pelotas e Juventude. Entre 96 equipes o Caxias ficou em 65º lugar.
O Caxias disputou sua primeira Copa do Brasil em 1991, novamente o primeiro clube do interior do Rio Grande do Sul a realizar tal fato. Passou pelo XV de Piracicaba na primeira fase, mas acabou eliminado pelo Goiás na segunda fase.
No dia 24 de janeiro de 1998, o Caxias fez um amistoso contra a Seleção da Jamaica, uma das seleções classificadas para a Copa do Mundo da França em 1998. O resultado do jogo foi 1 a 0 para o Caxias.
Conquistas relevantes[editar | editar código-fonte]
Foi em 2000 que o Caxias brilhou após conquistar seu primeiro estadual, vencendo as maiores equipes do estado. Após fazer 3 a 0 no Grêmio em casa e empatar fora, com uma brilhante defesa de penalidade batida por Ronaldinho Gaúcho e defendida por Gilmar, decretou a explosão de alegria grená em pleno Olímpico.[5]
Em 2001, o Caxias chegou bem perto de retornar para a 1a Divisão, terminando em 3º lugar (classificavam-se 2 clubes) na Série B. Foi desclassificado após jogo tumultuado contra o Figueirense, em Florianópolis (SC), quando a partida terminou antes do tempo regulamentar devido a uma invasão de campo da torcida local.[6]
No ano de aniversário dos 70 anos do clube (em 2005) não houve muito o que comemorar, porque foi rebaixado ao Campeonato Brasileiro Série C em 2006.[7]
Com a conquista da Copa Amoretty em 2007, o Caxias sagrou-se tricampeão de copas organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol. O clube havia conquistado antes a Copa Daltro Menezes (1996) e a Copa Ênio Andrade (1998).
A conquista do Tricampeonato da Copa FGF foi dramática, pois o Caxias venceu a primeira partida da final contra o Brasil de Pelotas no Estádio Centenário por 1 a 0, perdeu a segunda no estádio do adversário pelo mesmo placar, vindo a conquistar o título após vencer a disputa de pênaltis, por 4 a 2 com os ingressos do Estádio Bento Freitas esgotados um dia antes da partida, mas com cerca de 500 torcedores do Caxias presentes para apoiar o time em Pelotas.
Em 2008, o clube participa da Série C novamente, a meta inicial era garantir vaga na nova Série C de 2009, para depois pensar na vaga para a Série B. A equipe passou da Primeira Fase, mas não da Segunda e perdeu a chance de se classificar na última rodada, o time caxiense tinha que vencer e o Brasil de Pelotas perder. Mas acabou não acontecendo e deixou a vaga para o time pelotense.
Mas a desclassificação não foi ruim para o clube, isso porque fez a 3ª melhor campanha da 2ª Fase, sendo que os quatro melhores se classificavam para a Série C 2009, isso garantiu o Caxias na nova Série C.
Em 2009 a Série C tinha novo regulamento, e o campeonato começava com uma fase de grupos. Nesta fase o Caxias fez boa campanha e se classificou em primeiro no grupo D. Na segunda fase o sistema era de mata-mata e iria decidir quem acessaria a Série B ,para ficar com a vaga o time teria que passar pelo Guaratinguetá,o que não aconteceu pois os resultados foram 2 a 0 para o time do interior de São Paulo e no jogo da volta em Caxias do Sul igualdade pelo placar de 1 a 1, o que decretou a permanência na Série C e o acesso para Série B adiado.[8]
Em 2010 houve possibilidade de enfrentar seu maior rival Juventude pela fase de grupos, mas o Juventude foi rebaixado para a Quarta Divisão e, na Série C, só restaram o Caxias e o Brasil para representar o Rio Grande do Sul.
Em 2012, o Caxias conquistou a Taça Piratini, primeiro turno do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2012, classificando-se para disputar a final estadual.[9] No primeiro jogo, em Caxias e conta a equipe do Internacional que vencera o segundo turno, terminou o empate de 1 a 1. No jogo seguinte, no Beira-Rio, o Caxias saiu na frente, porém não conseguiu segurar a equipe colorada que acabou virando o jogo e se sagrando campeã. Apesar disso, a campanha grená foi memorável.[10]
Já na Série C, a campanha grená foi bastante irregular, o que comprometeu a classificação para a fase final. Foram duas derrotas sofridas em pleno Centenário para equipes cariocas que compunham o grupo do Caxias (4 a 0 para o Macaé na 1ª rodada[11] e 1 a 0 para o Duque de Caxias). Na última rodada, a equipe estava no G-4, mas com a derrota sofrida para o Duque fora de casa e a vitória da Chapecoense por 5 a 0 sobre o rebaixado Tupi, selaram a participação do grená em uma próxima edição da terceira divisão.[12]
2015: rebaixamentos no Gauchão e na Série C[editar | editar código-fonte]
Em 2015, após uma campanha péssima no Gauchão, com apenas 3 vitórias em 15 jogos, a equipe termina em 14º lugar e foi rebaixada para a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho, competição que disputaria em 2016.[13]
No mesmo ano, após uma campanha pífia no Campeonato Brasileiro Série C, acabou rebaixado para o Campeonato Brasileiro Série D de 2016, com duas rodadas de antecedência como lanterna do grupo B.[14]
2016: volta por cima[editar | editar código-fonte]
Em 2016, o Caxias teve que colher os maus frutos plantados em 2015 e disputar a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho, consagrando-se Campeão após uma campanha incrível e garantindo o seu retorno ao Campeonato Gaúcho 2017.[15]
Na Série D, o Caxias classificou-se na fase de grupos heroicamente, pois disputava simultaneamente com o Brasileirão, a Divisão de Acesso. Mas acabou eliminado no mata-mata para a equipe do Inter-SC, faltando apenas uma fase para conseguir o acesso para a Série C.[16]
Na Copa FGF, o Caxias consagrou-se campeão na fase regional, levantando a Copa Larry Pinto de Faria, e está classificado para a Super Copa Gaúcha que acontecerá no mês de novembro.[17] Acabou sendo eliminado pelo Internacional B na semifinal.[18]
No ano de 2017, sem vaga na Série D, o Caxias não disputou nada além do Campeonato Gaúcho, se sagrando Campeão do Interior.[19]
Nos anos de 2018, 2019, 2021 e 2022, o Caxias repetiu a sina de seus fracassos em mata-mata, caindo nas quartas de final em ambos campeonatos, perdendo a vaga para Treze, Manaus, ABC e América-RN, respectivamente, desperdiçando mais uma chance de conquistar o primeiro acesso nacional.[20][21][22][23]
Estádio[editar | editar código-fonte]
O clube manda seus jogos no Estádio Francisco Stédile, mais conhecido como Centenário. Serviu de passaporte para a entrada do Caxias para a Série A do Campeonato Brasileiro do ano de 1976.
Foi construído em apenas sete meses, então com uma capacidade que passava de trinta mil pessoas, com cadeiras, camarotes, arquibancadas e cabines de imprensa. Foi inaugurado em um jogo contra o Internacional, em que o Caxias venceu por 2 a 1. Os refletores foram inaugurados pouco depois numa partida com o Palmeiras, que terminou empatada.[24]
Títulos[editar | editar código-fonte]
Excluindo a honraria e os títulos do interior gaúcho o Caxias ostenta dezoito títulos oficiais com o time principal, doze estaduais, o mais importante deles o Campeonato Gaúcho de 2000. As copas Daltro Menezes e Ênio Andrade foram edições cujos crescimentos redundariam depois na Copa FGF, a principal competição estadual após o Campeonato Gaúcho, disputada no segundo semestre, com a característica de terem sido regionalizadas.
O Campeonato Metropolitano de 1960 foi uma competição classificatória criada para os clubes do interior do estado que queriam participar do Campeonato Citadino de Porto Alegre (Divisão de Honra); já as taças Piratini e Coronel Evaldo Poeta foram edições do Primeiro Turno do Campeonato Gaúcho e a Copa 250 Anos da Cidade de Rio Grande o primeiro turno da Fase de Classificação do Campeonato Gaúcho de 1987, algo parecido, pois reunia os principais clubes do Rio Grande do Sul e o seu nome era esse pois a competição teve uma fase final com apenas seis clubes, na verdade um hexagonal final.
Títulos Internacionais (honraria) | |||
---|---|---|---|
Competição | Títulos | Temporadas | |
![]() |
Fita Azul Internacional | 1 | 1962![]() |
Títulos estaduais | |||
Competição | Títulos | Temporadas | |
![]() |
Campeonato Gaúcho | 1 | 2000 |
![]() |
Campeonato do Interior Gaúcho | 12 | 1969, 1973**, 1975**, 1977, 1978, 1985, 1989, 1990, 2000, 2010, 2017 e 2019 |
![]() |
Campeonato Gaúcho - Segunda Divisão | 2 | 1953 e 2016 |
![]() |
Taça Coronel Evaldo Poeta | 1 | 2020 |
![]() |
Taça Piratini | 1 | 2012 |
![]() |
Copa 250 Anos da Cidade de Rio Grande | 1 | 1987 |
![]() |
Copa Larry Pinto de Faria | 1 | 2016 |
![]() |
Copa FGF | 1 | 2007 |
![]() |
Copa Ênio Andrade | 1 | 1998 |
![]() |
Copa Daltro Menezes | 1 | 1996 |
![]() |
Campeonato Metropolitano de Porto Alegre | 1 | 1960 |
![]() |
Seletiva do Campeonato Brasileiro | 1 | 1978 |
Títulos municipais | |||
Competição | Títulos | Temporadas | |
![]() |
Campeonato Citadino de Caxias do Sul | 6 | 1937, 1942, 1947, 1948, 1951 e 1953 |
Torneio internacional | |||
---|---|---|---|
Competição | Títulos | Temporadas | |
![]() |
Taça STC | 1 | 1998[25] |
Torneio interestadual | |||
Competição | Títulos | Temporadas | |
![]() |
Copa Pantanal | 1 | 2012![]() |
Campanhas de destaque | |||
---|---|---|---|
Competição | Títulos | Temporadas | |
![]() ![]() ![]() ![]() |
Recopa Sul-Brasileira | Vice Campeão | 2007 |
![]() |
Campeonato Gaúcho | Vice Campeão | 1990, 2012 e 2020 |
![]() |
Copa Governador do Estado | Vice Campeão | 1971, 1972**, 1973** e 1975** |
![]() |
Taça Farroupilha | Vice Campeão | 2009 |
![]() |
Taça Piratini | Vice Campeão | 2011 |
- * Por excursão invicta ao exterior.
- ** Como Associação Caxias de Futebol (fusão entre Flamengo e Juventude).
Categorias de base[editar | editar código-fonte]
O Caxias sempre teve categorias de base fortes, prova disso são os campeonatos gaúchos conquistados pelo clube, quatro vezes campeão gaúcho junior (vice em 2010 e 2011) e uma vez campeão gaúcho juvenil, nesse ano tendo como vice-campeão o Juventude. Também se notabiliza por revelar grandes atletas, casos de Washington, Tite, Paulo Turra, Edenilson, Luciano Almeida, Pedro Henrique, entre aqueles mais conhecidos.
Títulos estaduais | |||
---|---|---|---|
Competição | Títulos | Temporadas | |
![]() |
Campeonato Gaúcho - Sub-20 | 4 | 1993, 1995, 2003 e 2004 |
![]() |
Campeonato Gaúcho - Sub-17 | 1 | 1991 |
Estatísticas[editar | editar código-fonte]
Participações[editar | editar código-fonte]
Participações em 2023 |
Competição | Temporadas | Melhor campanha | Estreia | Última | P ![]() |
R ![]() | |
![]() |
Campeonato Gaúcho | 61 | Campeão (2000) | 1961 | 2023 | 2 | |
Divisão de Acesso | 3 | Campeão (1953 e 2016) | 1953 | 2016 | 2 | – | |
![]() |
Campeonato Brasileiro | 4 | 15º colocado (1976 e 1978) | 1976 | 1979 | – | |
Série B | 11 | 3º colocado (2001) | 1980 | 2005 | – | 1 | |
Série C | 16 | 5º colocado (2009) | 1990 | 2015 | – | 1 | |
Série D | 7 | 5º colocado (2022) | 2016 | 2023 | – | ||
Copa do Brasil | 13 | Oitavas de final (2011) | 1991 | 2021 |
Partidas históricas[editar | editar código-fonte]
Fatos históricos[editar | editar código-fonte]
- O Caxias foi o primeiro clube do interior do Rio Grande do Sul a disputar o Campeonato Brasileiro, o que ocorreu em 1976, bem como o primeiro clube do interior gaúcho a disputar a Copa do Brasil, em 1991.
- A maior goleada aplicada em partida oficial pelo Caxias foi 14 a 0 no Mundo Novo, no Centenário pela Copa Governador do Estado de 1976.
- A maior goleada sofrida em partida oficial pelo Caxias foi 8 a 1 do Inter no Beira-Rio pela final do segundo turno do Campeonato Gaúcho de 2009.
- Em 14 anos, mais precisamente de 1977 a 1991 a Caxias só perdeu uma única vez no Centenário. Foi em um clássico Ca-Ju.
- O Centenário, então com capacidade para 32 mil pessoas, foi erguido em um prazo recorde de sete meses pois o então presidente da CBD (hoje CBF), sr. Heleno Nunes prometeu uma vaga no Campeonato Brasileiro de 1976 para o clube do interior do Rio Grande do Sul melhor colocado no Gauchão que tivesse estádio com capacidade para pelo menos 25 mil pessoas. Poucos acreditavam, mas o Centenário foi o passaporte para a Caxias disputar o nacional daquele ano.
- O Grêmio e Caxias decidiram o campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho de 1987 na Federação Gaúcha de Futebol na "moedinha" pois acabaram empatados em todos os critérios, no sorteio deu Caxias.
- Na disputa de pênaltis da semifinal do primeiro turno do Gauchão de 2011, contra o São José, o goleiro André Sangalli do Caxias defendeu quatro pênaltis, levando o Caxias à final, na qual empatou com o Grêmio por 2 a 2, mas acabou derrotado nos pênaltis.
Rivalidades[editar | editar código-fonte]
Ca-Ju[editar | editar código-fonte]

O Caxias é rival histórico do Juventude. As partidas envolvendo os dois clubes são conhecidas como Ca-Ju.
Detentores de grandes conquistas do futebol do interior gaúcho, Caxias e Juventude, consequentemente, promovem um dos clássicos mais importantes do estado.
Papos e Grenás mobilizam a cidade de Caxias do Sul em dia de clássico.
Em 2010, os dois grandes rivais estiveram juntos na Série C de 2010, mas em 2011 após a decaída do Juventude para a Série D, o clássico só foi realizado no Gauchão. Ambos voltaram a se enfrentar nos anos de 2014 e 2015 pela Série C, último ano do grená nesta série. A partir de 2016 os clássicos só ocorrem em âmbito estadual, visto que as equipes encontram-se em divisões diferentes, sendo que o Caxias disputa a Série D e o Juventude a Série A.
- Estatísticas
Estatísticas do Clássico Ca-Ju
| |
Número de jogos | 286 |
Vítórias do Juventude | 96 |
Vitórias do Caxias | 93 |
Empates | 97 |
Número de gols | 761 |
Gols marcados pelo Juventude | 391 |
Gols marcados pelo Caxias | 370 |
Maior goleada | Caxias 5 x 0 Juventude em 27 de agosto de 2016, pela Super Copa Gaúcha. |
Primeira partida | Caxias 3 x 1 Juventude (Campeonato Gaúcho - 1935) - 04 de agosto de 1935. |
Última partida | Juventude 0 x 0 Caxias (Campeonato Gaúcho) - 26 de fevereiro de 2022 |
Clássico da Polenta[editar | editar código-fonte]

O Caxias realiza outro clássico, contra o Esportivo, da cidade vizinha Bento Gonçalves. Este clássico é conhecido como Clássico da Polenta.
Desde a época que o Caxias chamava-se Flamengo, o clássico mobilizava a região. Os antigos estádios Baixada Rubra do Flamengo e Montanha do Esportivo "rugiam" em dia de clássico, virando caldeirões com superlotações.
É um clássico com muita história e tradição. As cidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, rivais históricas, levam esta rivalidade também para o futebol.
Mascotes[editar | editar código-fonte]
Falcão[editar | editar código-fonte]
Inspirado nas cores do clube, o Falcão é o mascote que batizou o antigo Centro de Treinamento (Ninho do Falcão) e uma das categorias de sócios (Falcão Grená). Em 2005, com o lançamento de selo comemorativo aos 70 anos, o Falcão Grená acabou por inspirar o cartunista Iotti que desenhou o selo com o Falcão Grená e os distintivos da S.E.R. Caxias do Sul e do G.E. Flamengo.[32]
Bepe[editar | editar código-fonte]
Cria do cartunista Iotti, surgiu nos anos 90, popularizando-se rapidamente. Inspirado pelas características do imigrante italiano que colonizou a região Nordeste do Rio Grande do Sul. Fanfarrão e irônico, preza as coisas boas da vida: mesa farta, vinho (bordô, é claro), estádio lotado (com muitas ragazzas, lógico) e grandes jogos.[32]
Ranking da CBF[editar | editar código-fonte]
- Posição: 70º
- Pontuação: 1,126 pontos
Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol para pontuar todos os clubes do Brasil. [33]
Ranking atualizado em novembro de 2022.
Elenco atual[editar | editar código-fonte]
- Última atualização: 2 de janeiro de 2023 (UTC).[34]
Goleiros | ||
---|---|---|
Jogador | ||
![]() | ||
![]() | ||
![]() |
Defensores | ||
---|---|---|
Jogador | Pos. | |
![]() |
Z | |
![]() |
Z | |
![]() |
Z | |
![]() |
Z | |
![]() |
LD | |
![]() |
LD | |
![]() |
LD | |
![]() |
LE | |
![]() |
LE |
Meio-campistas | ||
---|---|---|
Jogador | Pos. | |
![]() |
V | |
![]() |
V | |
![]() |
V | |
![]() |
V | |
![]() |
V | |
![]() |
M | |
![]() |
M | |
![]() |
M |
Atacantes | ||
---|---|---|
Jogador | ||
![]() | ||
![]() | ||
![]() | ||
![]() | ||
![]() | ||
![]() | ||
![]() | ||
![]() |
Comissão técnica[editar | editar código-fonte]
- Última atualização: 2 de janeiro de 2023 (UTC).[35]
Comissão técnica | |||
---|---|---|---|
Nome | Função | ||
![]() |
Thiago Carvalho | Treinador | |
![]() |
Luís Gustavo | Auxiliar | |
![]() |
Guilherme Bedin | Auxiliar | |
![]() |
Tiago Cetolin | Preparador Físico | |
![]() |
Gabriel Silva | Auxiliar Preparação Física | |
![]() |
Everson Pereira | Preparador de Goleiros | |
![]() |
Flávio Salla | Analista de Desempenho | |
![]() |
Katerina Dall'agno Demori | Psicóloga | |
![]() |
Giorgio Canuto | Médico | |
![]() |
Aloir de Oliveira Jr | Médico | |
![]() |
Marcus Vinicius Bianchi | Médico | |
![]() |
Ramon Lazzari | Fisioterapeuta | |
![]() |
Marcelo Boff | Fisioterapeuta | |
![]() |
Carlinhos | Massagista | |
![]() |
Chuck | Mordomo | |
![]() |
Marcelo Segurado | Diretor de Futebol |
Diretoria 2022/2023[editar | editar código-fonte]
- Última atualização: 23 de setembro de 2022 (UTC).[35]
Direção Executiva | |||
---|---|---|---|
Nome | Função | ||
![]() |
Mario Antonio Werlang | Presidente | |
![]() |
João Luiz Conte | 1º Vice-presidente | |
![]() |
Jaime Bellicanta | 2º Vice-presidente | |
![]() |
André Randon | Vice-presidente Financeiro | |
![]() |
Valmor Miola | Vice-presidente Administrativo | |
![]() |
Paulo Cesar dos Santos | Vice-presidente de Futebol | |
![]() |
Eduardo Silva | Vice-presidente Institucional | |
![]() |
Juliana Rampon | Vice-presidente Jurídica | |
![]() |
Márcio Biazus | Vice-presidente Social e Digital | |
![]() |
Aloir De Oliveira | Vice-presidente Medicina Esportiva | |
![]() |
Juarez Demori | Vice-presidente de Patrimônio | |
![]() |
Cristiano Argenta Soares | Vice-presidente Comercial |
Conselho Fiscal | |||
---|---|---|---|
Nome | Função | ||
![]() |
Ademir Antonio Onzi | Presidente | |
![]() |
Julio Cesar D'Agostini | Vice-presidente | |
![]() |
Alexandre Antunes | Secretário |
Ídolos[editar | editar código-fonte]
Américo Pagot
Artêmio
Áureo
Bagatini
Caio
Cedenir
Gilmar
Paulo Turra
Luciano Almeida
Titi
Tite
Jajá
Jerônimo
Bebeto
Washington
Gil Baiano
Delmer (maior artilheiro da história do SER Caxias)
Felipão
Edenilson
Everton Costa
Rafael Lacerda
Cristian Borja
Palácios
Uniformes[editar | editar código-fonte]
Uniformes atuais[editar | editar código-fonte]
- 1º - Camisa grená, calções e meias grenás;
- 2º - Camisa branca, calções e meias brancas;
- 3º - Camisa com listras verticais em azul e grená, calções e meias azuis;
|
|
|
Outros uniformes[editar | editar código-fonte]
- 2018
|
|
|
- 2017
|
|
|
- 2016
|
|
|
- 2015
|
|
|
- 2014
|
|
|
- 2013
|
|
|
- 2012
|
|
|
- 2011
|
|
|
- 2010
|
|
Notas[editar | editar código-fonte]
- ↑ Último jogo da campanha invicta do Flamengo-RS (atual Caxias) durante excursão na Argentina, que rendeu ao clube o título simbólico da Fita Azul.[26]
- ↑ Primeira partida de futebol transmitida ao vivo e a cores para todo o Brasil.[27]
- ↑ Partida de inauguração do atual estádio do Caxias, Francisco Stédile. Ao final do jogo, os torcedores grenás invadiram o campo e foram comemorar com o time.[28]
- ↑ O Caxias empata com o Flamengo de Júnior, Zico e companhia, após sair vencendo por 1 a 0 e sofrer o empate no final do jogo.[29]
- ↑ Amistoso internacional que marcou a entrega da taça de campeão da Copa Daltro Menezes ao Caxias
- ↑ Jogo contra a Seleção Jamaicana, classificada para a Copa do Mundo de 1998, que valia a Taça STC 10 anos.
- ↑ De volta à Copa do Brasil após 8 anos, o Caxias vira sobre o Cruzeiro após estar perdendo por 2 a 0.
- ↑ Com gols de Jajá e Ivair, Caxias derrota o Grêmio por 2 a 1 e garanta vaga na final do Campeonato Gaúcho.
- ↑ Caxias vence o Grêmio por 3 a 0 no jogo de ida e abre vantagem na final do Campeonato Gaúcho.
- ↑ Caxias empata com o Grêmio por 0 a 0 no jogo de volta e conquista pela primeira vez o Campeonato Gaúcho.
- ↑ Caxias vence o Paysandu de virada, após estar perdendo por 3 a 0.
- ↑ Caxias perde para o Santo André e é rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro com duas rodadas de antecipação.[30]
- ↑ Maior vitória da história do Caxias diante do Grêmio.
- ↑ Maior vitória do Caxias fora do estado do Rio Grande do Sul.
- ↑ Caxias perde para o Novo Hamburgo e é rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho, após 48 anos na elite.
- ↑ Caxias empata com o Londrina e é rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro com duas rodadas de antecipação.[31]
Referências
- ↑ CBF (30 de novembro de 2022). «RNC - RANKING NACIONAL DOS CLUBES 2023» (PDF)
- ↑ Site oficial da S.E.R. Caxias do Sul. «O clube - Títulos». Site oficial da S.E.R. Caxias do Sul. Consultado em 22 de setembro de 2020
- ↑ Site oficial da S.E.R. Caxias do Sul. «O clube - Apresentação». Site oficial da S.E.R. Caxias do Sul. Consultado em 22 de setembro de 2020
- ↑ http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,3755160,156,19575,impressa.html
- ↑ Rafael Diverio. «Relembre o Caxias de 2000, o último campeão gaúcho do Interior». Gaúcha ZH. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Redação NSC. «Torcida invade campo e encerra Figueirense x Caxias». NSC. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Diário Gaúcho. «Caxias perde e está matematicamente rebaixado». Diário Gaúcho. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Agência Futebol Interior. «Caxias 1 x 1 Guaratinguetá - Mais uma paulista na Série B!». Futebol do Interior. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Bernardo Bercht. «Caxias é campeão da Taça Piratini nos pênaltis». Correio do Povo. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Diego Guichard. «EM JOGO DURO NO BEIRA-RIO, D'ALE INCENDEIA, E INTER É CAMPEÃO GAÚCHO». GE. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Redação. «Macaé goleia Caxias na abertura da Série C do Brasileiro». Veja. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Adão Júnior. «Caxias perde para o Duque de Caxias e está fora da Série C do Brasileiro». Gaúcha ZH. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Correio do Povo. «Caxias perde e é rebaixado para divisão de acesso». Correio do Povo. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Pioneiro. «Caxias só empata com o Londrina e está rebaixado para a Série D». Gaúcha ZH. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Vittória Gomes. «Caxias é campeão da Divisão de Acesso com uma rodada de antecedência e volta à elite gaúcha». Vavel. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ RADAR/LANCE!. «S.E.R. Caxias empata com o Inter de Lages e é eliminado na Série D». Lance. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Pioneiro. «Caxias vence o Ypiranga por 3 a 2 em Erechim, é campeão da Copa Larry e se classifica à Supercopa Gaúcha». Gaúcha ZH. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Cristiano Daros. «Caxias vence o Inter B no Centenário, mas está eliminado da competição». Gaúcha ZH. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Beto Azambuja. «Campeão do interior, Caxias "fecha" futebol profissional após quatro meses». GE. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Cristiano Daros. «Caxias sofre virada e vê o Treze ficar com o acesso à Série C». Gaúcha ZH. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Renan Silveira. «Em tarde irreconhecível, Caxias sofre 3 a 0 para o Manaus e dá adeus ao sonho do acesso». Gaúcha ZH. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Maurício Reolon. «Caxias perde para o ABC em Natal e vê o sonho do acesso escapar pela terceira vez». Gaúcha ZH. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Marcelo Rocha. «Caxias sofre virada inacreditável no final e deixa escapar o acesso à Série C». Gaúcha ZH. Consultado em 5 de janeiro de 2023
- ↑ Site oficial da S.E.R. Caxias do Sul. «Centenário». Site oficial da S.E.R. Caxias do Sul. Consultado em 22 de setembro de 2020
- ↑ «Cópia arquivada». Consultado em 2 de outubro de 2013. Arquivado do original em 14 de outubro de 2013
- ↑ «Ex-jogadores lembram conquista da Fita Azul pelo Flamengo, hoje Caxias, há 50 anos». Pioneiro. 11 de maio de 2012. Consultado em 5 de abril de 2015
- ↑ «40 anos de transmissão em cores». Correio Riograndense. Consultado em 5 de abril de 2015
- ↑ «Caxias comemora 35 anos da inauguração de seu estádio». FutebolInterior.com.br. 12 de setembro de 2011. Consultado em 5 de abril de 2015
- ↑ «Futpédia: Flamengo 1 x 1 Caxias». Futpédia. Consultado em 5 de abril de 2015
- ↑ «Santo André rebaixa Caxias; Criciúma respira». UOL Esporte. 26 de agosto de 2005. Consultado em 14 de setembro de 2015
- ↑ «No último lance, Londrina empata com o Caxias e rebaixa o time gaúcho na Série C». GloboEsporte.com. 13 de setembro de 2015. Consultado em 14 de setembro de 2015
- ↑ a b «Mascote Caxias». Consultado em 20 de Julho de 2011
- ↑ CBF (30 de novembro de 2022). «RNC - RANKING NACIONAL DOS CLUBES 2023» (PDF)
- ↑ «TIME S.E.R. CAXIAS». Consultado em 1 de dezembro de 2021
- ↑ a b «TIME S.E.R. CAXIAS». Consultado em 21 de janeiro de 2021
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Futebol no Brasil
- Confederação Brasileira de Futebol
- Lista de clubes de futebol do Rio Grande do Sul