O Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C de 2002 foi a 12.ª edição da terceira divisão do futebol brasileiro disputado entre 7 de Julho e 1 de Dezembro.
Seu regulamento era de: 61 times divididos em 15 grupos de 4, 3 e 5 clubes na primeira fase, classificando-se os dois melhores de cada grupo para a segunda fase.
A segunda fase foi disputada entre 4 a 9 de outubro.[1] A terceira fase foi disputada entre 13 até 20 de outubro.[1] A quarta fase foi disputada entre 29 de outubro até 3 de novembro,[1] sendo que os últimos 4 que sobravam disputariam uma fase de turno e returno cujos dois melhores subiam a Série B de 2003.
↑O grupo contou com um formato triangular, pois o Viana abriu mão da vaga antes do início da competição.
↑O grupo contou com um formato triangular, pois o Moto Club abriu mão da vaga antes do início da competição.
↑O Central desistiu da competição antes do início do certame. Como nenhum clube de Pernambuco se interessou pela vaga, a CBF indicou o Atlético Cajazeirense para substitui-lo, fazendo a Paraíba tiver três representantes.
↑Inicialmente, o Espírito Santo teria quatro representantes, Desportiva Ferroviária, Serra (ambos rebaixados na Série B de 2001), Alegrense (campeão estadual de 2002) e o Rio Branco. No entanto, tanto Desportiva, quanto Alegrense e Serra, desistiram do campeonato por dificuldades financeiras. Com isso, Rio Branco foi o único representante do estado na competição, fazendo com que o grupo tivesse apenas 3 times.
↑O Comercial-MS desistiu do campeonato antes do início por dificuldades financeiras. Com isso, o CENE foi o único representante do Mato Grosso do Sul na competição.