Esporte Clube São Gabriel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Gabriel
ECSãoGabriel.png
Nome Esporte Clube São Gabriel
Alcunhas Sanga
Fundação 23 de setembro de 2013 (8 anos)
Estádio Sílvio de Faria Corrêa
Capacidade 8.500
Presidente Roque Oscar Hermes
Treinador Antônio Freitas
Material (d)esportivo Malharia Dalla Vechia
Competição Campeonato Gaúcho - Divisão de Acesso
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual
editar

O Esporte Clube São Gabriel é um clube brasileiro de futebol fundado na cidade de São Gabriel, na região Centro-Oeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente disputa a Divisão de Acesso, equivalente à 2ª divisão do futebol gaúcho.

História[editar | editar código-fonte]

O Esporte Clube São Gabriel foi fundado no dia 23 de Setembro de 2013, para ocupar o vazio deixado pela extinção do São Gabriel Futebol Clube. Seu primeiro campeonato disputado foi a Série B do Gauchão (equivalente à 3ª divisão estadual) em 2014 e, já na primeira participação, a equipe conseguiu subir para a Divisão de Acesso do ano seguinte com o 3º lugar. No seu primeiro ano na 2ª divisão estadual, chegou até a fase final, que era no sistema de jogos todos contra todos em 2 turnos, mas ficou em 4º lugar entre os quatro finalistas e não conseguiu o acesso para a 1ª divisão do Campeonato Gaúcho do ano seguinte.

No ano de 2016, o clube se classificou à segunda fase da Divisão de Acesso no 3º lugar, mas não conseguiu passar para o quadrangular final da competição ao ficar em 4º lugar na segunda fase. O Caxias seria o campeão daquela edição da Divisão de Acesso, enquanto o Sanga permaneceria mais um ano na 2ª divisão estadual.

Os três últimos anos do São Gabriel na Divisão de Acesso foram de regularidade e fuga do rebaixamento. Em 2017, o clube lutou até o final para não ser rebaixado e decidiu a permanência no clássico contra o Guarany de Bagé, vencendo por 1 a 0 no Estádio Sílvio de Faria Corrêa. Em 2018, o time começou bem, mas acabou despencando e terminou brigando para não cair. O clube ficou em 6º lugar no Grupo A, escapando do rebaixamento mais uma vez. Em 2019, sob o comando de Celso Rodrigues, que tinha experiência na Chapecoense e em clubes do futebol do centro do país, o ano foi melhor e o São Gabriel quase chegou lá, ficando em 6º lugar com 18 pontos, a apenas dois da zona de classificação.

Na temporada de 2020, o clube tem como treinador Antônio Freitas, de vasta experiência no futebol internacional e do interior gaúcho.

Recordes[editar | editar código-fonte]

  • Maior goleada aplicada: São Gabriel 9x0 Milan de Porto Alegre (amistoso)[1]

 Torcidas organizadas[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

  • Fúria Jovem

Estádio[editar | editar código-fonte]

São gabriel.jpg

Desempenho[editar | editar código-fonte]

Ano Pos. Pontos Campeonato
2014 39 Rio Grande do Sul Terceira Divisão
2015 37 Rio Grande do Sul Segunda Divisão
2016 34 Rio Grande do Sul Segunda Divisão
2017 13º 13 Rio Grande do Sul Segunda Divisão
2018 12º 14 Rio Grande do Sul Segunda Divisão
2019 11º 18 Rio Grande do Sul Segunda Divisão

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências