União Frederiquense de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
União Frederiquense
União Frederiquense de Futebol.png
Nome União Frederiquense de Futebol
Alcunhas União, Leão da Colina
Mascote Leão da Colina[1]
Fundação 3 de agosto de 2010 (6 anos)
Estádio Vermelhão da Colina
Capacidade 5.000
Localização Frederico Westphalen (RS), Brasil
Presidente Brasil Edson Cantarelli
Treinador Brasil Júlio César Nunes
Patrocinador Brasil URI

Brasil Arbaza
Brasil Schumann
Brasil Tche Loco
Brasil Bakof Tec
Brasil Sicredi
Brasil Henn
Brasil Afocefe
Brasil Vence Tudo
Brasil Konan Eletricidade
Brasil Prefeitura Municipal

Material esportivo Brasil Draggon Sports
Competição Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho - Primeira Divisão
Website UniãoFrederiquense.com.br
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O União Frederiquense de Futebol é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Frederico Westphalen, no estado do Rio Grande do Sul.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 3 de agosto de 2010, o União Frederiquense de Futebol é o primeiro clube profissional da história de Frederico Westphalen, RS. O clube “nasceu” da ideia de dois colunistas do Jornal O Alto Uruguai, Samuel da Silva e Márcio Bariviera, que indagavam em seus espaços no jornal impresso e na rádio Comunitária, de Frederico Westphalen: "Por que Frederico Westphalen não tem um time futebol profissional?

O União Frederiquense foi filiado na Federação Gaúcha de Futebol em setembro de 2010 e disputa a Divisão de Acesso do Gauchão desde 2011.[3] Manda seus jogos no estádio Vermelhão da Colina, que pertence ao Itapagé e está cedido ao União Frederiquense. Já em sua segunda participação na segundona gaucha (Série A2) alcança a vaga ao quadrangular final que decide o acesso a elite do futebol gaúcho em 2013. Apesar de ter chegado à última rodada na zona de classificação, acabou perdendo para o Guarani de Camaquã em casa, e deixando de conquistar a tão sonhada vaga para a primeira divisão do futebol gaucho.[4]

O mascote oficial do União Frederiquense é um leão, denominado Leão da Colina e o Hino Oficial do clube tem por título "Heroico filho do Barril", ambos escolhidos em concurso aberto aos torcedores em geral. O União sedia seus jogos no Vermelhão da Colina, estádio locado junto ao Itapagé, devido à sua estrutura de vestiários e arquibancada, além de que não havia como sediar jogos no Ipiranga pelo fato de que o clube encerrou suas atividades de futebol de campo, sendo que o antigo gramado será utilizado para outras atividades sociais do clube.

Em 2014 a equipe conquistou a vaga para a primeira Divisão do Campeonato Gaúcho de 2015 ficando em 3° lugar na Divisão de Acesso.

Em 2015 a equipe termina em 15º lugar no Campeonato Gaúcho e é rebaixada.[5]

Em 2015, conquistou o primeiro titulo de sua história, a Copa Valmir Louruz

Em 2016, a equipe chegou ao quadrangular final da Divisão de Acesso, mas não conseguiu a vaga para a Primeira Divisão Gaúcha.

Elenco 2015[editar | editar código-fonte]

Atualizado em 21 de janeiro de 2015.

Legenda
  • Capitão: Capitão
  • Expulso: Jogador suspenso
  • Lesionado: Jogador lesionado
Goleiros
Brasil Lucio
Brasil Nícolas
Brasil Joacir
Brasil Ederson
Defensores
Brasil Thomas
Brasil Régis
Brasil Talis
Brasil Fred
Brasil Marcelão
Brasil Eli Oséias
Brasil Júnior Carvalho
Brasil Ronaldinho Gramadense
Brasil Juca
Atacantes
Brasil Maranhão
Brasil Lucas Viana
Brasil Paulinho Macaíba
Brasil Fabinho
Brasil Ricardinho
Brasil Josiel
Brasil Nilton Júnior
Brasil Jardyson

Jogadores famosos[editar | editar código-fonte]

Conquistas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Sara Pazuch. «Mascote Oficial do União Frederiquense». Sítio oficial do União Frederiquense. Consultado em 24 de abril de 2012  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  2. Blog Entrevero. «Nasce o União Frederiquense de Futebol». Consultado em 5 de dezembro de 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  3. Federação Gaúcha de Futebol. «Filiação do União Frederiquense de Futebol». Consultado em 5 de dezembro de 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  4. Jornal O Nacional de Passo Fundo. «E.C Passo Fundo perde para o União». Consultado em 21 de junho de 2012  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  5. «Último campeão gaúcho do interior, Caxias é rebaixado para 2ª divisão». Globo Esporte. 06 de abril de 2015. Consultado em 06 de abril de 2015  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.