Falcão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "Falco" redireciona para este artigo. Para o músico, veja Falco (cantor). Para outros significados, veja Falcão (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaFalcão

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Género: Falco
Espécies
Ver texto
Falco amurensis
Falco naumanni

Falcão é o nome genérico dado a várias aves da família Falconidae, mais estritamente aos animais classificados dentro do género Falco, mas algumas espécies também são conhecidas pelo nome genérico peneireiro, devido ao hábito que têm de peneirar para caçar.[1] Os falcões são as menores aves de rapina medindo cerca de 15 a 60 cm de comprimento. São também muito leves pesando entre 35 g a 1,7 kg. O que diferencia os falcões das demais aves de rapina é o fato de terem evoluído no sentido de uma especialização no voo em velocidade (em oposição ao voo planado das águias e abutres e ao voo acrobático dos gaviões), facilitado pelas asas pontiagudas e finas, favorecendo a caça em espaços abertos — daí o fato dos falcões não serem aves de ambientes florestais, preferindo montanhas e penhascos, pradarias, estepes e desertos.

Os falcões podem ser identificados pelo fato de não planarem em correntes termais, como outras aves de rapina. O falcão-peregrino, especializado na caça de aves médias e grandes em voo, pode atingir 430 km/h em voo picado e é o animal mais rápido da terra. Diferentemente das águias e gaviões, que matam suas presas com os pés, os falcões utilizam as garras apenas para apreenderem a presa, matando-a depois com o bico por desconjuntamento das vértebras, para o que possuem um rebordo em forma de dente na mandíbula superior.

Na Idade Média, os falcões eram apreciados como animais de caça acessíveis apenas à elite (reis e nobreza).

O falcão desempenha uma função muito importante nos aeroportos, pois afasta as aves que poderiam colidir com um avião durante a sua aterragem e descolagem.[2]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Falcão" é derivado do termo do latim tardio falcone.[3]

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Aves do Mundo PT. «Falconidae (Falcões e caracaras)» 
  2. «Aviões: falcões são a «melhor tecnologia»». tvi24. 16 de janeiro de 2009. Consultado em 4 de setembro de 2016 
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.753

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.